Exame é muito utilizado pelo RH em processos seletivos

O teste de Zulliger foi desenvolvido pelo psiquiatra e psicanalista suíço Hermann Rorschach. A aplicação deste teste é bastante comum em entrevistas de emprego, sendo parte da estratégia de endomarketing para otimizar a escolha de profissionais para o quadro de funcionários da empresa. 

O teste ganhou este nome porque Hans Zulliger publicou um teste semelhante em 1948, também conhecido como teste Z, que passou a ser intitulado como este de Zulliger. 

O que é o Teste de Zulliger? 

O teste de Zulliger é uma técnica de projeção que tem como objetivo ajudar na percepção de características da nossa personalidade de forma simples, sem perder a modalidade interpretativa da psicanálise. 

A prova pode ser aplicada tanto individualmente como coletivamente, sendo usada em processos seletivos. 

Qual é a origem e como funciona o Teste de Zulliger? 

O teste é uma técnica projecional que consta com três imagens com uma mancha em cada uma. As manchas devem ser interpretadas pelo testado, e cada um de acordo com a sua interpretação, dessa maneira é possível elaborar um perfil psicológico. O método de classificação possui múltiplos fatores que ajudam na interpretação das respostas. 

Isso é importante para otimizar a viabilidade e a validez da prova, o que supõe um grande objetivo para técnicas projecionais. Para fazer esse teste, é importante que o profissional responsável pelo recrutamento esteja preparado para administrar imagens e saiba como aplicar o teste com exatidão. 

O processo dura, em média, entre 3 e 4 horas, dependendo da interpretação do teste de Zulliger. 

Como o teste é realizado? 

Como falamos acima, o teste de Zulliger é realizado tanto individualmente como coletivamente. Aqui, vamos mostrar o método de aplicação de cada tipo de teste, confira abaixo:

Teste Individual

O primeiro passo é encontrar um espaço silencioso para a realização do teste. Isso porque o poder de concentração do profissional é fundamental para a realização do teste. Em seguida, o profissional que aplica o teste deve apresentar o cenário do exame. 

A partir disso, são apresentadas três pranchas com uma imagem em cada uma. Essas imagens foram criadas livremente e não representam nenhuma figura pré-determinada. Porém, as pessoas que o fazem devem tentar interpretá-los, analisando conceitos, histórias para completá-los. 

Teste Coletivo 

Para aplicar o teste em grupo, é importante agilizar o processo de recrutamento. Para isso, é preciso apresentar as mesmas imagens projetadas para o mesmo grupo de pessoas. Assim, cada um pode interpretá-las, de acordo com a sua percepção. 

Os participantes precisam interpretar as imagens e usar uma folha de registro para completar as imagens. Na folha, também é preciso contar em que parte do desenho ou figura, a pessoa percebeu o que era o desenho, abordando os argumentos que te fizeram pensar nas respostas. 

Depois de finalizado os testes é importante interpretar as respostas. Nisso, são consideradas uma série de fatores específicos como tempo de resposta, número de respostas por imagem, argumentos e descrição das respostas. 

Imagens do Teste de Zulliger 

Como já falamos, o teste de Zulliger apresenta três imagens visando a seleção de pessoal. Nas imagens, é possível observar manchas que são criadas de forma totalmente aleatória sem nenhum objetivo inicial. 

A primeira imagem é apresentada em preto, branco e cinza. A prancha é mais compacta e isso ajuda o analisa a interpretar mais informação sobre o desenho. A segunda imagem é possível observar outras cores como vermelho, verde e marrom em diferentes níveis de intensidade. 

Essas imagens costumam ser confundidas com figuras de animais, sendo importante para avaliar a capacidade de organização.  A terceira e última imagem combina tons de vermelho com tons de preto e cinza para se interpretar como uma imagem de relações interpessoais. 

Qual é a importância de testes de recrutamento como o teste de Zulliger para a seleção de profissionais? 

Para o setor de RH é importante realizar os mais diversos testes de recrutamento para tentar otimizar a escolha de profissionais. Um quadro de funcionários precisa de profissionais com habilidade para exercer suas funções e com o perfil indicado para assumir um cargo. Isso é uma grande responsabilidade e os testes psicológicos se tornam grandes auxiliares para a escolha. 

Quando o RH realiza testes de recrutamento em processos seletivos da maneira certa, há uma grande probabilidade desse profissional ser o mais indicado em todo o processo para assumir a vaga concorrida. Esse teste é fundamental para avaliar aspectos importantes da personalidade dos candidatos. 

Testes como o Teste de Zulliger são fundamentais para tornar o processo seletivo mais dinâmico e inteligente. Isso também ajuda a passar credibilidade e confiança para os participantes, chamando atenção para as características importantes de cada dinâmica para os candidatos à vaga. 

Como mostramos no texto, o teste de Zulliger é um exame que avalia diversas características da personalidade. Esse teste é muito importante para traçar perfis de pessoas e relacionar com o perfil esperado para a vaga em aberto.