Conhecer metodologias para processos seletivos é importante para obter os melhores resultados e, também, para se preparar para eles

Quem trabalha com RH sabe que muitos são os desafios, desde processos de recrutamento e seleção, engajamento de times, treinamento e desenvolvimento, reduzir turnover, manter bons planos de carreiras, entre outros.

Conteúdos constantes dentro dos times de RH são os testes para seleção de candidatos ou até mesmo para acompanhar a evolução dentro das empresas e em setores e é muito importante conhecer testes e possibilidades.

E claro, não só para o RH, é importante que as pessoas conheçam sobre testes que podem ser submetidos em algum momento da carreira. Pensando nisso, você sabe o que é o Teste de Atenção Concentrada? Vamos falar mais sobre ele!

O que é o Teste de Atenção Concentrada?

O Teste de Atenção Concentrada, ou teste AC, é uma avaliação psicológica usada por recrutadores em processos seletivos para medir a capacidade do candidato em se manter atento e concentrado, como diz seu nome.

Envolvendo situações em que o tempo de execução do teste é contabilizado, o candidato sozinho ou em grupo, deve se dedicar a realizar desafios.

O teste de atenção concentrada tem o seguinte formato:

  • O candidato recebe uma folha com diversos padrões geométricos espalhados (triângulos em branco, triângulos preenchidos, triângulos com pintas, por exemplo).
  • Dentro dessa diversidade de padrões ele deve achar uma sequência predeterminada, que lhe é avisada anteriormente, quantas vezes conseguir.
  • Para executar a tarefa demandada pelo teste, é preciso criar um ambiente propício e definir algumas diretrizes.

Depois de aplicar o teste de atenção concentrada, é preciso avaliar os resultados de cada candidato ou de cada grupo. Para uma boa avaliação, é interessante observar o tempo para realização do teste, os resultados alcançados e qualidade e as reações do candidato durante o teste.

Para que serve esse teste?

O AC serve para avaliar diversas competências dos candidatos e é importante que a avaliação tenha atenção a todos os pontos que podem captar com as respostas obtidas, como:

Avaliação da capacidade cognitiva

Se o cargo em questão demanda um colaborador que tenha como característica a alta capacidade de concentração, o AC é essencial para o processo. Com ele, a habilidade cognitiva será testada e, com outras ferramentas, o recrutador terá a certeza de que está seguindo com candidatos mais adequados para o cargo.

Disponibiliza prévia comportamental

O teste desenha características comportamentais, como a paciência, a persistência e a calma. Saber previamente como o candidato se porta em uma situação que demanda extrema concentração em um cenário que pode ser tenso é informação valiosa para a empresa.

Indicar raciocínio lógico

Ter raciocínio lógico é muito importante para executar tarefas do dia a dia ou para resolver problemas que surgem ocasionalmente e entender o nível de cada candidato é importante.

O teste de atenção concentrada mostra ao recrutador em qual patamar o raciocínio lógico do candidato está e se atende ao perfil buscado para a posição.

Quais as vantagens e desvantagens desse tipo de teste?

Agora que você já sabe o que é o Teste de Atenção Concentrada, confira algumas de suas principais vantagens e desvantagens de utilizar no processo de recrutamento e seleção.

Vantagens

  • Possibilita a formação de equipes alinhadas às metas do negócio;
  • Prevê o comportamento do candidato diante situações diversas;
  • Identifica o nível de interação do candidato com a equipe;
  • Favorece a manutenção do clima organizacional;
  • Diminui as taxas de rotatividade de pessoal ou turnover;

Desvantagens

  • Não pode ser aplicado como único indicador psicológico do candidato;
  • Problemas pessoais podem comprometer os resultados do teste;
  • A análise pode gerar apenas resultados pontuais.

Nenhum teste deve ser observado individualmente e reunir diferentes metodologias é essencial para encontrar o melhor candidato para suas posições.

Aplicar o Teste de Atenção Concentrada é uma solução eficiente para assegurar contratações mais assertivas e proveitosas da sua empresa. Você já conhecia sobre ele? Aproveite que sabe mais e insira em seus processos.