Há fases da vida que toda mulher passa e entender os sinais de seu corpo para minimizar os seus efeitos e conquistar uma vida mais leve é essencial para garantir o seu bem-estar.

A menopausa é um dos períodos críticos pelo qual o público feminino pode sentir algumas conturbações que perturbam a sua paz e trazem mudanças físicas e mentais que podem comprometer o dia-a-dia.

O que é a menopausa?

A fase da menopausa ocorre após a última menstruação em uma mulher, ocorrendo por volta dos 45 aos 55 anos, variando de acordo com cada corpo e organismo, necessitando atentar-se aos sintomas para observar individualmente seus efeitos.

Este período marca o final da fase de reprodução de uma mulher, cessando a ovulação, passando pelo climatério que seria o período sem menstruação e adentrando diretamente na menopausa quando os sintomas passam a aparecer, podendo notá-los a partir dos 40 anos.

Quais os sintomas da menopausa?

  1. Menstruação irregular: Quando a menopausa aproxima-se, um dos principais fatores que apontam esta fase é a falta de controle do ciclo menstrual, sem que a ovulação ocorra mensalmente, como de costume, podendo criar janelas maiores entre uma menstruação e outra ou até mesmo apresentar dois ciclos em um só mês. Este fato é causado pela diminuição hormonal, afetando diretamente os ciclos.
  2. Calor excessivo: Um dos mais comuns sintomas da menopausa é o incômodo que muitas mulheres sentem com ondas de calor excessivas, causando crises principalmente com a sensação atingindo o rosto e tronco, causando vermelhidão à pele em alguns casos, porém com curta duração da sensação de temperaturas intensas.
  3. Alterações de humor: Com a mudança hormonal que afeta o funcionamento do sistema nervoso central, sendo o estrógeno e progesterona os responsáveis, sua diminuição pode afetar diretamente o humor da mulher, muitas vezes apresentando baixa autoestima, tristeza, ansiedade, irritação e alta sensibilidade sentimental.
  4. Mudanças urogenitais: Muitas mulheres podem sentir dificuldade em urinar ou, pelo contrário, apresentar incontinência, além de infecções variadas que podem ocorrer nesta época. A redução de libído e ressecamento vaginal também são mudanças relacionadas à menopausa, o que pode causar incômodos nas relações sexuais.
  5. Alterações de sono: O hormônio estrógeno também está conectado com o equilíbrio do sono, assim a sua baixa pode significar insônia, além do calor excessivo também contribuir para este fator.

Por que é importante prestar atenção aos sintomas?

Ainda que seja uma fase natural da vida de uma mulher, é importante prestar atenção aos sinais de seu corpo, pois as desregulações hormonais podem afetar diretamente a saúde feminina e trazer problemas tanto para o funcionamento de seu organismo, quanto para o seu cotidiano e bem-estar.

O acompanhamento médico nesta etapa da vida fértil é essencial, aliviando os sintomas e cogitando a reposição hormonal de acordo com a gravidade das sensações, momento da vida em que encontra-se, dentre outros fatores.

Manter uma rotina saudável, com boa alimentação e prática de exercícios regulares, além de evitar o consumo de álcool e tabaco, é uma forma de minimizar os sintomas mais críticos da menopausa.