Os leads na área de saúde são grandes ferramentas e bases de trabalho para quem trabalha com a venda de planos de saúde. Afinal, eles ajudam a direcionar as estratégias de marketing, bem como mensurar o interesse do público.

Caso você ainda não os utilize ou não saiba como obtê-los, não se preocupe. Hoje trouxemos um pequeno manual de captação de leads. Assim, você aprende tudo sobre como usá-los em favor das suas vendas e, em consequência, como lucrar com eles.

O que são leads?

Antes de tudo, cabe esclarecer o que são leads. Eles nada mais são do que demonstrações de interesses por serviços e produtos que você oferece. Para ficar claro, vamos a um exemplo prático.

Considere uma pessoa que está buscando por teste de Covid e se depara com um site com informações sobre saúde e que também oferta produtos. Ela se torna um lead ao preencher um formulário que dê autorização para o envio, a ela, de mais informações sobre os produtos, sejam eles de vendas ou meramente informativos.

Isso é um lead. A geração deles se dá por meio do desenvolvimento de conteúdos que os atraiam. Já a captação de leads se dá por meio do claro sinal que o cidadão oferta de que ele realmente tem interesse nesses serviços e conteúdos.

Portanto, ao captar o lead duas coisas ocorrem. Primeiramente, há a sinalização de que as suas estratégias de marketing estão dando certo, afinal captaram um interesse. Em segundo lugar, você passa a ter em mãos as informações sobre quem teve interesse nos seus produtos ou serviços.

E essas informações são muito úteis. Quando alguém preenche os formulários de interesse costuma informar nome, local de origem e endereço de e-mail. Ainda, idade e sexo. Isso, por si só, ajuda na tomada de decisões para as estratégias seguintes até que esse potencial cliente realmente se torne um consumidor.

Portanto, os leads na área de saúde são tão importantes quanto nas outras áreas. São eles que ajudam no sucesso das vendas de planos de saúde e produtos relacionados. Dessa forma, não deixe de conferir abaixo algumas estratégias para captá-los e ver seu negócio crescer com o devido direcionamento do atendimento e marketing a cada um.

Como gerar e captar leads na área de saúde?

Muitos corretores de saúde optam por comprar leads. Isto é, compram dados de pessoas que demonstraram interesse em planos de saúde (individuais, empresariais ou coletivos). Contudo, você pode colher, por si só, os seus leads.

E por que fazê-lo? Primeiramente porque você garante a veracidade da informação. Ainda, garante que o consumidor passará por todo o funil de vendas de acordo com o seu direcionamento e as suas estratégias.

Outro ponto importante é que muitas vezes há a venda de leads frios. E o que são eles? Por exemplo, pense em uma pessoa que buscou por uma tabela de preços de planos. Ela não necessariamente demonstrou interesse em compra, certo?

Dessa forma, não deixe de operar estratégias para gerar e captar leads de saúde de forma direta e 

Crie conteúdos na área de saúde

Uma ótima forma de gerar e captar leads é com a geração de conteúdos da área. Assim, você atrai o consumidor pela apresentação de informações sobre assuntos que eventualmente chamem a atenção dele. Ou seja, soluções e esclarecimentos.

Aqui, considere usar os conteúdos fechados. Isto é, aqueles que somente permitem o acesso após uma inscrição. Ela se refere a um formulário que lhe permite enviar outros conteúdos e informações sobre produtos. Mas é importante que isso esteja claro!

Aposte em e-books, guias, cursos e outros tipos de conteúdos para isso! Além disso, lembre-se de colocar iscas digitais ao final de cada conteúdo. Por exemplo, os convites para ler mais sobre o assunto e outros relacionados.

Impulsione anúncios pagos nas redes sociais

Ainda, não deixe de usar as redes sociais ao seu favor. Você pode gerar leads ao impulsionar campanhas, postagens e links (como aqueles do “Arraste para cima” com redirecionamento). Aproveite para com isso linkar sua página e suas postagens de conteúdos.

Ainda, lembre-se de acompanhar os dados que as próprias redes dão sobre o engajamento e os resultados das suas campanhas e impulsões de anúncios. Por exemplo, o Instagram Ads e o Facebook Ads.

Tenha uma landing page de qualidade

Uma landing page é uma ótima opção para linkar com suas postagens patrocinadas nas redes, de forma que estas levam você até aquelas. Nela, então, esclareça suas opções de produtos e serviços e tenha um formulário para que os interessados se cadastrem para mais informações e para contato.

Possua formulário no seu site

Por fim, não deixe de manter um formulário de interesse e para contato no seu site. Isso ajuda a captar leads na área de saúde. Para isso, mantenha-os em uma aba de “Fale conosco” e “Saiba mais”. Assim, você terá em mãos dados completos para vender mais para quem realmente se interessa nos planos que você oferta!