Como surgiu o antivírus?

Todo mundo usa antivírus e sabe que é necessário, mas como surgiu esse software? Como desenvolveram? Quando identificaram a necessidade de ter esse recurso? Para que você tire essas dúvidas, conheça a história sobre como surgiu o antivírus e a importância dele para os dias de hoje, leia o conteúdo a seguir.

História do antivírus

Os computadores ganharam popularidade na década de 80, e foi justamente nessa época que surgiu o primeiro vírus, criado por Richard Skrenta que mostrava um poema a cada 50 reinicializações dos computadores infectados.

A expressão “vírus informático” nasceu em 1984 em um estudo criado por Frederick B. Cohen. Na ocasião, o termo foi utilizado para a definição de um “programa capaz de infectar outros programas, modificando-os de modo a incluir-lhes uma cópia evoluída de si mesmo”.

Essa onda seguiu sucessivamente ao longo dos anos. Inicialmente, os vírus só eram capazes de causar incômodos durante o uso da máquina, contudo, a situação mudou em 1989. Os malwares começaram a causar danos tanto nas máquinas de uso doméstico, como também nos ambientes corporativos.

Importância do antivírus

O antivírus é uma ferramenta fundamental para que você, seja pessoa física ou jurídica, não seja prejudicado pela ação de ciberataques. A ação maliciosa não apenas prejudica o funcionamento da máquina com a lentidão causada por arquivos pesados, mas também no roubo de informações sigilosas como é o caso de dados

bancários, e até mesmo na exclusão de arquivos importantes para uma empresa. Portanto, para que você não seja atingido, é imprescindível que invista em uma ferramenta que atenda a sua necessidade, e garanta a proteção da sua rede doméstica, ou corporativa.

Evolução do antivírus

Considerando a sofisticação dos ataques causados por cibercriminosos, as empresas responsáveis pela criação e instalação de antivírus tiveram que criar soluções mais robustas para garantir a segurança das máquinas em questão. 

Hoje é possível encontrar antivírus que garantem a proteção independentemente do tipo de plataforma utilizada (seja Windows, Mac, Android ou Linux), assim como fazem a detecção de hackers, permitem a realização de compras e use o banco online com segurança, faz o armazenamento de senhas sem o risco de que tais informações sejam roubadas, assim como criptografa imagens, entre outros, sem prejudicar a usabilidade da máquina.

Download pago ou compra de antivírus: qual a melhor alternativa?

Diferentemente do que se costuma pensar as soluções gratuitas não são eficientes o bastante para garantir a defesa completa de redes domésticas e corporativos. Portanto, investir em uma ferramenta paga é mais vantajoso. 

Caso você esteja em dúvida sobre fazer um download pago, ou então, adquirir um antivírus, opte pela segunda opção. Isso porque, eles são mais completos uma vez que oferecem a garantia de segurança para acesso à internet, bem como da rede, e também na troca de e-mails. 

Além disso, uma das grandes vantagens é que, para que o ambiente de TI da empresa não seja danificado e interrompa a produtividade, é possível usufruir de painéis de controle centralizados, além de um suporte pronto para te atender diante de possíveis ocorrências. 

Crédito: Você precisa de WhatsApp Transparente? Clica e conheça https://faturando.cruzclothing.com.br/whatsapp-gb-2020-atualizado-apk-download-oficial-versao-mais-recente/