Está com dor nas pernas e não sabe qual médico procurar? Nesse texto vamos te ajudar a entender tudo sobre o problema e quando procurar ajuda médica.

Até porque, infelizmente, sentir dor nas pernas é algo bem comum, ainda mais depois de um longo dia de trabalho ou após uma noite de festa.

No entanto, o que você pode não saber, é que existem alguns casos onde a dor deixa de ser normal e precisa de uma atenção especial, podendo causar até problemas mais graves.

Nessas situações é indispensável procurar ajuda médica para conseguir aliviar a dor. É preciso saber a causa da dor nas pernas antes de entender qual médico procurar para solucionar o problema.

Portanto, para que você possa ficar por dentro, nesse artigo falaremos as principais informações sobre esse especialista.

Tipos de dor nas pernas e qual médico procurar

  • Dores musculares

As dores musculares são as mais comuns, normalmente aparecem após um longo período em pé ou após atividades físicas.

Normalmente some após um ou dois dias de descanso, se isso não acontecer é preciso procurar um profissional para avaliar se não houve lesão muscular.

Por fim, hoje um dos profissionais que pode te atender nesse caso, principalmente nos mais simples, são os fisioterapeutas.

  • Problemas nas articulações

As dores causadas por problemas nas articulações são bem específicas, a região dolorida são as famosas juntas.

Dessa forma, elas podem surgir nos joelhos ou tornozelo, é persistente e chega a limitar determinados movimentos.

No entanto, não há o que desesperar, onde um fisioterapeuta ou até mesmo um médico reumatologista, pode lhe ajudar nesse tratamento.

  • Dor ciática

Essa é uma dor localizada na parte posterior da coxa, passa pelos glúteos e vai até à coluna.

A sensação é de dor interna e pode também causar formigamentos e dificuldade de movimentar a perna.

Assim como as dores musculares, nesse caso o ortopedista e fisioterapeuta podem indicar um tratamento adequado.

  • Má circulação

A má circulação é outro grande fator da dor nas pernas, principalmente em sedentários. Ela aparece mesmo durante o repouso e causa peso e queimação nas pernas.

Geralmente essa dor pode estar atrelada, em casos mais simples, à falta de rotina adequada, sem exercícios físicos e outros.

No entanto, em casos mais graves, procurar um médico especialista em má circulação nas pernas, ou um reumatologista, é uma das melhores opções.

  • Problemas ortopédicos

No caso das dores por problemas ortopédicos, na maioria das vezes é preciso procurar ajuda profissional.

São as famosas luxações, lascar ou realmente quebrar os ossos, a dor nos três casos é bem forte e precisa da avaliação de um médico ortopedista.

Sabendo qual médico procurar, o que causa a dor nas pernas?

Como falamos, as dores musculares quase sempre são causadas pelo cansaço ou excesso de atividade física.

E não é apenas o exagero nos exercícios de fortalecimento de perna que causam a dor, onde até uma caminhada que vai muito além do habitual já é o suficiente para causar o problema.

No entanto, saiba que nesse caso não há necessidade de procurar ajuda médica, porém se a dor persistir, converse com seu educador físico para saber se há necessidade de procurar ajuda especializada.

Além disso, vale citar em um dos casos mais comuns, que as dores nas articulações são causadas por inflamação no líquido que reveste as juntas.

Essa inflamação pode ser causada por diversos motivos, mas na maioria dos casos é hereditária e precisa de tratamento específico.

Os problemas nas articulações são tratados pelo médico especialista, onde ele consegue prevenir e controlar as dores.

Por conseguinte, e outra bastante comum, a dor ciática pode ocorrer pela presença de hérnia lombar, deslocamento de uma vértebra ou ainda pela compressão do nervo causado pelo aumento do tônus muscular na região dos glúteos.

Nesse sentido, um ortopedista especializado em coluna é o profissional mais indicado para avaliar a sua dor no ciático.

Assim, ele poderá identificar com mais facilidade a causa do problema e a melhor solução.

Por fim, em ambos os casos, ou tipo de dor que está sendo causada, procure consultar com um médico especialista, e garanta a saúde das suas pernas de volta.

Finalizando

Se você está sofrendo com dor nas pernas, e não sabe qual médico procurar, com toda certeza esse artigo vai lhe ajudar nessa escolha.

Você atualmente está passando por algum dos problemas que citamos acima?

Crédito da imagem: Cidade foto criado por gpointstudio – br.freepik.com