A portabilidade é um serviço oferecido pelas empresas de telecomunicações e que você tem direito quando quer mudar de prestador de serviço sem perder o número atual. Se você já pensou sobre isso, mas nunca soube como fazer, aprenda a seguir e saiba quais as vantagens.

Embora seja um direito do consumidor, muitos usuários de telefonia móvel não sabem que têm o direito de mudar de operadora e seguir com o mesmo número. Se você não tem mais interesse em continuar sendo cliente de sua operadora atual e deseja fazer portabilidade para a Tim, saiba que isso é possível e simples.

Como fazer portabilidade de celular?

Antes de fazer a portabilidade de celular você deve avaliar se é vantajoso para você mudar de operadora. Coloque tudo na balança e compare todos os prós e contras. Caso as vantagens cubram o seu atual plano, essa é a oportunidade de fazer a troca de serviço e manter o mesmo número.

Após fazer a avaliação sobre vantagens e desvantagens da nova empresa de telefonia, verifique se você não possui nenhuma pendência em aberto com a sua operadora atual. Isso é fundamental porque é necessário ter todas as contas quitadas para que não barrem você no processo.

Antes de seguirmos para o próximo passo, confira também se não existe nenhuma multa por quebra de fidelidade com a operadora que você é cliente. Caso positivo, isso também deve ser colocado na balança 

Se tudo estiver em ordem, agora sim você pode entrar em contato com a nova operadora e escolher o plano mais adequado ao seu perfil. Isso pode ser feito através do site, 0800 ou através de uma das lojas, de modo presencial. 

Como fazer portabilidade de celular para a TIM?

A TIM oferece descontos em todos os planos para clientes que fazem a portabilidade. Para fazer isso, você não precisará se preocupar em entrar em contato com a operadora atual, pois a Tim se encarrega dessa tarefa. Para solicitar a portabilidade de celular, você precisa ter em mãos:

  • CPF ou CNPJ
  • RG
  • uma fatura da atual operadora 
  • comprovante de endereço

Ao realizar o processo, anote o número do seu protocolo e aguarde o prazo estipulado para a efetivação da portabilidade de celular. 

Esse processo pode levar até 5 dias úteis. Vai depender muito dos trâmites de uma operadora com outra e datas como feriados ou fim de semana.

Quais cuidados eu devo tomar ao fazer portabilidade de celular?

Antes de fazer a portabilidade de celular, recomendamos que você observe algumas questões básicas. Veja quais são:

  • Verifique a disponibilidade do seu número – o primeiro cuidado é o de buscar a informação se a operadora a qual você vai migrar tem disponibilidade para o seu atual número. Esse processo é bastante simples, você fica sabendo na hora.
  • Taxa do serviço de portabilidade – cheque o valor que a operadora cobra para fazer portabilidade. O regulamento da Anatel autoriza cobrança de taxas para esse serviço, mas também é comum as operadoras oferecerem promoções que isentam os novos clientes de pagarem essa tarifa;
  • Anote o número do protocolo – é importante você anotar o número do protocolo fornecido pela operadora para a qual você vai migrar. Através desse número, você terá mais agilidade ao buscar informações sobre prazos e como foi feita a contratação do novo serviço.
  • Não cancele o seu plano atual – quando você for migrar para a nova operadora, é preciso que a sua linha esteja ativa. Todo o processo de portabilidade será feito pela nova empresa que você irá contratar, inclusive o cancelamento da sua linha na operadora antiga.
  • Siga todas as orientações passadas – quando você solicitar a portabilidade de celular, é fundamental seguir todas as orientações recomendadas. Durante a contratação do novo serviço, você receberá orientações no exato momento da aquisição do novo plano. Essas orientações servem para garantir maior tranquilidade e agilidade na migração de uma operadora para outra.

Quais as vantagens de fazer portabilidade de celular?

A principal vantagem de fazer a portabilidade é a de você ter opções para escolher qual operadora oferece os melhores pacotes de telefonia para o seu perfil. Isso garante mais qualidade no serviço que elas prestam e evita que você fique refém de uma empresa que não atende às suas expectativas.

A outra vantagem é a de migrar de operadora e garantir o mesmo número que possui. Isso vai evitar que você tenha transtornos como o de avisar a todos os contatos ou clientes da agenda que você trocou de número. 

A portabilidade de celular deixa você livre para decidir qual é a operadora que tem o melhor serviço e isso se reflete em um mercado mais justo para o cliente. Além disso, por meio desta migração você pode conseguir descontos tentadores em pacotes de telefonia.