Muitas vezes ouvimos que um ou outro mineral âmbar tem muitos benefícios, de fato, se começarmos a ouvir atentamente e seguir as tendências, parece que quase tudo ao nosso redor tem poderes mágicos ou sobrenaturais. Infelizmente, muitas vezes é o gênio do marketing que nos ajuda a gastar melhor nosso dinheiro.

Então, porque o âmbar realmente tem tantos benefícios?

A pedra de ambar do Báltico contém 3 a 8% de ácido succínico. O pai da medicina, Hipócrates (460-377a.) Em suas obras descreveu várias propriedades medicinais e métodos de aplicação do âmbar que foram então utilizados pelos médicos até a Idade Média. É claro que, na época, ninguém conseguia descobrir porque o âmbar funcionava, mas todos os cientistas não tinham dúvidas sobre sua influência positiva.

No século XX, os cientistas começaram a fazer as primeiras descobertas relacionadas ao âmbar e suas origens, os resultados, sem dúvida, explicam tudo o que nossos ancestrais sabiam há séculos: o âmbar, como ingrediente, contém uma substância chamada ácido succínico.

O que é ácido succínico?

O ácido succínico é um ácido dicarboxílico com fórmula química (CH₂) 2 (CO₂H), que se enquadra na categoria de ácidos carboxílicos. Seu nome deriva do latim  “succinum”, que significa âmbar. Lembre-se do sabor do ácido cítrico. Os benefícios do ácido succínico foram reconhecidos em todo o mundo com resultados surpreendentes no tratamento de doenças.

Onde o ácido succínico é encontrado e de onde ele vem?

O ácido succínico é encontrado em muitas  frutas,  principalmente as verdes, mas também em  vegetais,  como alface, em tecidos animais e em várias plantas ao redor do mundo.  O ácido succínico foi pela primeira vez extraído do âmbar natural,  e se apresentou na forma de um sólido cristalino de cor branca e facilmente solúvel em água.

Onde o ácido succínico é usado?

É amplamente utilizado na indústria alimentícia como quelante e regulador de pH, como aditivo e para aromatizantes de alimentos. No campo cosmético é apreciado não só por ser um produto natural, mas também por possuir propriedades esfoliantes e queratolíticas.  Os produtos vendidos para devolver o brilho à pele ou para combater o envelhecimento contém porcentagens. Cremes de pele grossa, áspera e sem brilho também podem conter esse ácido. Se você deseja experimentar esses benefícios em sua pele no INCI de produtos cosméticos procure a entrada SUCCINIC ACID. Após as explicações científicas, vamos aos reais benefícios que o ácido succínico libera ao usar o âmbar.

É muito importante lembrar sempre que o âmbar libera esse elemento apenas com o contato com o corpo, ou melhor, ele é liberado com o calor do corpo. Portanto, se você usa brincos que não têm contato direto com a pele, não pode esperar sentir os benefícios. Além disso, como em todas as soluções alternativas, devemos ser pacientes: quanto mais usarmos âmbar, mais sentiremos os benefícios. Como regra, leva cerca de 3-4 semanas.

Finalmente os benefícios:

Melhora o sistema imunológico, que por sua vez reduz o risco de pegar um resfriado ou gripe. Ajuda as mulheres grávidas a superar facilmente a reconstrução hormonal e dá-lhes energia para apoiar o  sistema imunológico. O ácido succínico no  período pós-natal  dá à mãe a oportunidade de  recuperar a força mais rapidamente e ter mais leite o colar de âmbar para bebê a partir do 5 mês de vida.

O ácido succínico é um antioxidante  de ação rápida. Mesmo que o nome não pareça, o  ácido succínico é realmente  anti-inflamatório  e contém muito antioxidantes.  O ácido succínico desempenha um papel fundamental na cura e no alívio da dor para muitas pessoas há séculos. Com inúmeras propriedades de alívio da dor, muitas pessoas usam colar de âmbar para adultos na área afetada para um alívio eficaz da dor.

Outro efeito positivo do ácido succínico é nas doenças cardiovasculares. O ácido succínico regula os cardiomiócitos. Isso significa que ajuda o coração a bombear o sangue adequadamente. Isso é bom para pessoas que sofrem de doenças cardiovasculares. O ácido succínico é conhecido por ajudar a  prevenir ataques cardíacos. O  trabalho do ácido succínico é normalizar o sistema nervoso e o metabolismo.

O ácido succínico protege as células  da degeneração e o corpo de doenças e envelhecimento prematuro. Fumar, álcool, maus hábitos, poluição do meio ambiente levam à criação de radicais livres. O ácido succínico pode acelerar o processo de respiração nas células e, graças a isso, reduz o oxigênio “não utilizado” que elas contêm.

Pesquisas recentes também revelaram   a capacidade do ácido succínico de melhorar a respiração celular, bem como o metabolismo da glicose, o que permite que o corpo funcione de maneira ideal. Estimula o sistema nervoso: o ácido succínico tem propriedades que aliviam o estresse e a ansiedade. Tem um efeito importante em nossa mente. Os problemas atuais do mundo, as lutas diárias, podem causar muito estresse, que como todos sabemos é ruim para nossa saúde geral. O ácido succínico reduz nossa irritabilidade com um efeito calmante em nossa mente.

A aromaterapia  âmbar usa âmbar como ingrediente principal. É frequentemente praticado na Europa oriental, usando pedras naturais da costa do Mar Báltico. Um uso comum para o âmbar é queimar gemas e salas de fumaça, deixando a fumaça encher toda a casa. Vimos todos os benefícios do ácido succínico, mas não esqueça que o âmbar é o resultado de poderosas alquimias naturais, cujos efeitos variam de pessoa para pessoa. Não garantimos 100% que os benefícios do âmbar sejam encontrados em todas as pessoas.