Todo mundo sonha em ter um sorriso perfeito, por isso, realizar uma profilaxia é algo fundamental para ter dentes brancos, além de também prevenir doenças bucais.

Muitas pessoas não têm o conhecimento do que se trata esse termo, então é importante estar sempre ciente de quais são seus benefícios.

Antes de mais nada, é sempre bom ressaltar a importância de um bom cuidado bucal, já que influencia não somente o estético, mas também a saúde em geral.

Se você tiver dúvidas de como realizar uma higiene correta, que seja efetiva, procure saber como funciona plano odontologico empresarial, para poder visitar um dentista periodicamente.

Além disso, vale constar que as condições de higiene bucal afetam diretamente a saúde física geral. Então, nada melhor do que realizar a escovação diária, ao menos três vezes por dia e usando fio dental, para que sua boca se mantenha sempre saudável.

Caso precise, utilize no plano odontologico empresarial.

O que é profilaxia?

Um termo que está muito presente na odontologia, mas pouca gente tem ciência, é justamente a profilaxia.

Essa, que nada mais é que um tipo de limpeza dos dentes, realizado de forma direta no consultório pelo dentista, podendo incluir, ou não, a remoção de tártaro, também conhecida como raspagem dentária.

Esse tipo de procedimento está cada vez mais presentes em plano odontologico para microempreendedor individual, por se tratar de um tratamento mais acessível e necessário para uma boa saúde bucal

Esse método de limpeza não substitui as técnicas tradicionais de higiene bucal, como é o caso da escovação e o uso do fio dental.

Porém, a profilaxia pode ser um ótimo adicional, por promover cada vez mais uma melhor saúde bucal, além de ser realizado somente por um profissional adequado.

A diferença entre profilaxia e limpeza dos dentes é apenas o nome, já que as duas coisas consistem nos mesmos métodos.

O termo profilaxia é um jeito mais profissional de se chamar a limpeza, porém ambos têm a mesma finalidade.

A profilaxia pode estar presente em plano dentario para mei.

Esse tipo de procedimento é importante, pois, diferente da escovação caseira, a profilaxia permite a remoção completa de qualquer impureza que esteja presente em seu dente, como é o caso do tártaro.

Além disso, por ser realizado por um dentista, é definitivo que será uma boa limpeza, o que é fundamental para a saúde dentária.

Vale ressaltar que essa limpeza não deve ser feita toda hora, mas sim uma vez a cada 6 meses. Se você quer realizar uma profilaxia, procure se tem disponibilidade em plano empresarial odontologico.

Como é realizada a profilaxia e quais problemas são amenizados?

Esse tipo de limpeza é exclusivo dos consultórios, pois é realizado através do uso de um jato de água e bicarbonato de sódio.

O jato é aplicado na superfície de toda a dentição, a fim de remover todo o biofilme presente nela. O bicarbonato de sódio contribui muito para a retirar sujeiras que normalmente não são extraídas totalmente com a pasta de dente.

A profilaxia é comumente algo indolor, porém, em alguns casos em que a pessoa apresenta alguns problemas bucais, como cáries ou qualquer outra complicação, pode causar um leve desconforto, principalmente pela pressão que o jato exerce nos dentes.

Por isso, antes de investir em uma limpeza profissional dos dentes, faça uma consulta para se certificar de que a integridade das dentições está em dia, sem cáries ou qualquer problema que venha a gerar dor.

Fora isso, profilaxia é um procedimento leve e indolor, mas muito eficaz para um melhor sorriso.

Em caso de remoção do tártaro, o tratamento é feito com um aparelho de ultrassom, que é capaz de remover toda a camada.

Na maioria dos casos, também é um processo indolor, mas pode causar fortes dores em quem tem a gengiva danificada, sendo necessário, às vezes, o uso de anestesia local e tratamentos para as feridas identificadas.

Os problemas amenizados são diversos, ainda mais em pessoas que apresentam alguma doença bucal prévia, causadas por muitos fatores, como:

  • Má alimentação;
  • Higiene bucal fraca;
  • Presença de cáries;
  • Uso de medicamentos fortes.

Assim, é sempre recomendado a visita ao dentista, principalmente para um checkup geral. Não deixe de ir ao consultório pelo menos a cada 6 meses, sobretudo se você já apresentar algum problema na sua saúde bucal.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.