O objetivo do profissional liberal é atender seus clientes da melhor forma possível, como não possui vínculo empregatício, ele não é empregado de ninguém e sim prestador de serviços nato.

Profissional liberal: Conheça qual a melhor especialização

O Profissional Liberal não precisa necessariamente de formação universitária, basta experiência comprovada na área. Ele é um profissional livre, isso significa que pode exercer seu trabalho por conta própria.

O profissional liberal pode ter sua própria empresa, oferecer consultoria ou serviços para o público em geral. Alguns exemplos famosos de profissionais liberais são: contadores, advogados e médicos.

O objetivo do profissional liberal é atender seus clientes da melhor forma possível, como não possui vínculo empregatício, ele não é empregado de ninguém e sim prestador de serviços nato.

Qual a diferença entre profissional liberal e autônomo

O profissional liberal atua por conta própria, mas não se assemelha ao profissional autônomo. Isso acontece porque o profissional liberal ainda pode ter vínculo empregatício se quiser. Mas o autônomo assumi todos os riscos para trabalhar por conta própria.
Também o profissional liberal pode ser um MEI, microempresário individual. Ou seja, pode ser uma pessoa jurídica. Sabemos que atualmente o MEI tem renda bruta de até 81 mil reais por ano e conta no máximo com 1 funcionário.

[Sabia que os profissionais liberais podem se especializar? Saiba mais]

Como pagar INSS?

A Receita Federal exige que 20% da renda do profissional liberal seja paga. Uma das vantagens do profissional liberal MEI, é a tributação do Simples Nacional. Os MEIs pagam 11% dos seus rendimentos.
Isso significa que como pessoa física os profissionais pagam 20% e uma pessoa jurídica MEI, contribui com 11%. Sendo que ambos podem ser um profissional liberal.

Que profissão pode ser MEI?

Infelizmente nem todos os profissionais liberais podem ser MEI. Abaixo a lista das principais profissões que não podem ser microempresários:

  • Consultor financeiro
  • Economista
  • Desenvolvedores
  • Contador profissional
  • Consultor empresarial
  • Administradores de empresa
  • Empresários individuais
  • Jornalistas
  • Engenheiros

Profissionais da saúde também, como por exemplo: médicos, psicólogos, educadores físicos, médicos veterinários, fisioterapeuta e nutricionistas.
Todos esses profissionais não são MEI. Se você ainda tem dúvida de qual profissional pode ser MEI, entre em contato conosco: Clique Aqui.

Principais profissionais liberais

Os principais profissionais liberais no Brasil são: advogado, consultor financeiros, corretor de imóveis, economista, profissionais de relações humanas (RH), leiloeiro e historiador.

Qual o significado de profissional liberal?

O significado de profissional liberal é profissional livre para exercer sua profissão. Como falamos, não necessariamente alguns profissionais possuem formação acadêmica, alguns profissionais são autodidatas.
Exercendo a profissão livremente o profissional pode ou não se tornar microempresário. Sabemos que MEI possui uma tributação mais flexível para INSS. Alguns profissionais liberais faturam muito e existem carreiras promissoras para uma profissão livre.

Consultor de dívidas: Carreira promissora

Existem oportunidades e demanda para o profissional liberal que atua como consultor de dívidas. Atualmente sabemos que essa é uma das profissões mais carentes do Brasil, porém a mais rentável.
Não existem muitos profissionais no mercado capazes de lidar com questões financeiras sérias, isso faz com que a maioria das pessoas recorra as agências bancárias ainda para negociar dívidas.

Um consultor de dívidas é capaz de te ajudar como:

  • Taxas de juros, negociar e contratar uma melhor
  • Ajudar na cobrança de dívidas
  • Auxiliar nas finanças pessoais e empresariais
  • Orientar redirecionamento orçamentário
  • Amparar nas cobranças abusivas
  • Acionar medidas judiciais necessárias

Outro ponto a destacar é que o profissional liberal pode ser um consultor de dívidas, diria que seria um PLUS para quem exerce a profissional por conta própria. É uma segunda profissão lucrativa para qualquer profissional.

Por que não recorrer ao banco para negociar dívidas?

As pessoas ainda recorrem aos bancos e instituições para negociar dívidas. Sabemos que essa não é a escolha ideal, afinal existe interesse do gerente do banco em ganhar com suas recomendações financeiras. Ou seja, o gerente sempre sugere a taxa que é mais lucrativa para a instituição dele e não a taxa que será mais adequada.
Esse é um claro conflito de interesse. Por isso, os consultores de dívidas ou consultores financeiros ajudam as pessoas em suas finanças.

Você quer saber mais como ser um consultor de dívidas? Clique aqui.

O que um consultor de dívidas faz?

O consultor de dívidas está preparando para lidar com questões importantes para seus clientes como:

  1. Eliminar restrições do nome e SERASA
  2. Evitar restrições e dívidas em automóveis
  3. Cancelar cheques ou sustar cheque (tirar a validade)
  4. Elimina a dependência das pessoas dos bancos
  5. Negociar taxas justas e atrativas para dívidas
  6. Sabe usar cooperativas de crédito ao invés de banco

Bom, todos os tópicos acima são atribuições de um consultor de dívidas. Existem lições importantes que um profissional liberal faz atuando como consultor de dívidas e queremos apresentar para você, abaixo. Confira!

Visão estratégica do consultor financeiro

O consultor financeiro é um profissional estratégico. Tem a habilidade de organizar financeiramente a vida de outras pessoas. Ele não possui conflitos de interesses (como o gerente do bancário). Dessa forma, o consultor financeiro é transparente e compreende que seu cliente precisa atingir seus objetivos e eliminar suas dívidas.

Consultor financeiros: entenda a profissão

O consultor financeiro estabelece objetivos, analisa finanças e elabora um plano estratégico para seus clientes. Faz uma análise qualitativas e quantitativa de dados, estabelece qual tipo de padrão de vida que seu cliente tem e qual deseja tem.
É primordial que o consultor financeiro faça o RAIO-X das finanças do seu cliente, ele precisa entende os caminhos que levarão a pessoa ao sucesso financeiro. Ou melhor os caminhos longe das dívidas.

Quando o consultor estabelece o caminho, compreende que as metas estabelecidas por ele para seu cliente, precisam ser concretizadas. Caso contrário o padrão de vida desejado, nãos será atingido.
Estratégias seguras de investimentos, aposentadorias, gastos e orçamentos são criadas pelo consultor financeiro.

O profissional liberal e o consultor

Na situação atual no Brasil, o profissional liberal requer conhecimentos além da sua habilidade profissional. Sabemos que a legislação trabalhista não beneficia o profissional liberal na sua aposentadoria.

Escolher uma segunda profissão lucrativa como CONSULTOR FINANCEIRO é uma escolha sabia para os microempresários ou qualquer outro profissional que trabalha por conta própria. Afinal os conhecimentos de GESTÃO FINANCIERA E LEGISLAÇÃO desprende todos os profissionais das instituições bancárias.

Conheça mais sobre o consultor financeiro.

Fonte: https://sosdividas.com.br/