Sem dúvida nenhuma a sociedade moderna cria novas profissões a todo momento. Mas o mais impressionante é ver que mesmo depois de séculos, ou milênios, algumas profissões ainda são necessárias e ocupam uma posição importante na nossa sociedade.

Um exemplo bastante simples é a própria função de balconista. Que pode ser desempenhada nos mais diferentes tipos de estabelecimentos, assim como com diferentes propósitos.

Fazer um curso de balconista de farmácia pode ser hoje uma excelente opção para se inserir no mercado de trabalho. Principalmente levando em conta a necessidade constante de profissionais constantemente atualizados.

Hoje, estamos aqui exatamente para falar um pouco mais desta profissão. O que ela faz, quais são as suas responsabilidades, funções, salários, etc…

Sendo assim, aproveite este guia e deixe qualquer outra pergunta que tiver nos comentários, será um prazer explicar cada ponto depois.

Vamos conferir?

Balconista: quais as funções do profissional?

Antes de mais nada é importante dizer que este é um guia simples e prático do assunto, mas que pode ter algumas alterações dependendo da sua realidade e do contexto em que você está inserido.

Assim como é possível que algumas atualizações de tecnologia fazem com que a profissão mude um pouco. Por isso, é importante sempre procurar por uma atualização.

Dito isto, vamos ao nosso guia!

1 – O que faz um balconista?

O nome da profissão normalmente já denota a situação de que um balconista fica posicionado no balcão da loja. Ou seja, ele é quem fará a conexão entre o cliente e os produtos oferecidos.

Muitas vezes, esta conexão é feita junto com o pagamento, pois o balconista pode operar o caixa de maneira normal. Assim como será o responsável por fazer uma venda, normalmente recomendando uma combinação de produtos ou mesmo sugerindo marcas.

Ele é responsável também por tirar dúvidas sobre os produtos em si, muitas vezes localizando a melhor opção para o cliente, fazendo com que ele tenha o seu objetivo cumprido.

Isto é muito comum em farmácias, onde medicamentos que precisam de receita ficam em um local à parte para evitar problemas como furto.

Entretanto, o balconista pode ser requisitado para atender telefonemas, tirar dúvidas e anotar pedidos.

Assim como pode ser um repositor de estoques ou prateleiras. Fazendo com que estejam todos os itens em ordem e fáceis de serem encontrados.

2 – Quais as qualidades necessárias para um balconista?

Primeiramente um balconista precisa ter uma boa comunicação. Ele será responsável por explicar alguns fatores dos produtos, assim como será o responsável por listar as melhores opções.

Ele também precisa ser capaz de entender as demandas dos clientes, para assim fazer uma boa seleção do que realmente será proveitoso para o consumidor..

Mas a organização também é um traço importante, pois é fato de que ele precisa deixar a loja sempre com um bom aspecto, pelo menos no setor em que trabalha. Repondo sempre as prateleiras, assim possibilitando um aspecto limpo e saudável.

Responsabilidade é um traço essencial, pois muitos dos estabelecimentos podem ser enrolados por aproveitadores. Principalmente no caso de farmácias, que alguns medicamentos devem ser administrados somente com receita.

3 – Quanto ganha um balconista?

O salário de um balconista é algo que pode variar desde um salário mínimo mais benefícios, até mesmo em torno de R$2200,00 em seu teto.

Mas em geral, a média de pagamento para quem começa é em torno de R$1500. Podendo aumentar de acordo com a região, experiência em outros locais e tempo trabalhado no local atual.

Outro ponto importante a ser lembrado é que muitos estabelecimentos vão ganhar através de comissões. Então, sempre que uma venda for efetuada, você ganha uma pequena porcentagem da mesma.

E não raramente esta comissão chega a superar o valor do salário original da pessoa.

4 – Como se preparar para ser um balconista?

Primeiramente é possível dizer que não existe uma exigência mínima de preparação. Embora a maioria dos lugares exija um diploma de ensino médio, é possível que você comece a trabalhar se mostrar que tem um bom português e controle de matemática básica.

Mas aqueles que querem se colocar à frente podem fazer um curso livre de balconista. Assim como aprender algumas técnicas semelhantes para a loja ou estabelecimento em que deseja atender.

Entretanto, ainda existem outras opções interessantes:

Curso de organização de estoque

Como dito anteriormente, esta profissão pode exigir que a pessoa trabalhe ativamente no controle de estoque. E isto pode envolver até mesmo o levantamento de inventário e outras coisas semelhantes, mesmo que somente como apoio.

Ter um controle deste assunto irá realmente facilitar todo o seu desenvolvimento no trabalho. Além de mostrar para o contratante que você já tem uma certa base do que está sendo desenvolvido no local.

Curso de vendas

O balconista também atua como um vendedor, muitas vezes oferecendo itens adicionais ou mesmo convencendo a pessoa a comprar um determinado produto. E tudo isto é muito melhor alcançado quando a pessoa deseja atender às necessidades do cliente.

Portanto, um curso de vendas acaba facilitando muito na contratação, pois permite que o profissional cresça.

Curso de informática

Este acaba sendo um curso muito importante, pois vários balconistas irão necessitar de computadores no seu trabalho. Assim como será importante que eles tenham como operar diferentes sistemas.

Conclusão

Como você pode ver, esta é uma função realmente versátil e simples de se executar. Entretanto, é um mercado com alta demanda, assim como uma excelente opção para quem deseja encontrar uma profissão estável.

E claro, quem começa da maneira correta, se capacitando e aprendendo na prática, acaba saindo na frente e conquistando as melhores vagas. Principalmente para quem deseja um horário mais flexível que tenha a oportunidade de estudar nas horas vagas.

Então, comece o quanto antes um bom curso de balconista de farmácia, que pode ser realizado até mesmo de maneira online. Algo que fará com que você tenha um destaque e também auxiliará nas tarefas a serem realizadas de uma maneira geral.

Por hoje é isso, esperamos que estas dicas e informações tenham sido úteis. Qualquer outra dúvida sobre o tema é só entrar em contato através dos comentários.

Até a nossa próxima dica!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.