Você vê, seu intestino é um pouco como a sede do seu corpo – cheio de trilhões de bactérias benéficas tentando digerir sua comida, ajustar seu peso, equilibrar seu sistema imunológico, fornecer energia, se comunicar com seu cérebro e garantir que todos os sistemas estejam funcionando devidamente.

Inacreditável, certo?

No entanto, o que também sei ser verdade é que o estresse e os aspectos do estilo de vida moderno criam uma combinação mortal para os defeitos intestinais de nossos bons amigos, muitas vezes eliminando-os das massas.

Na verdade, aqui está uma lista rápida de coisas que podem degradar bactérias intestinais benéficas e afetar negativamente sua saúde.

  • O processo natural de envelhecimento
  • Estresse crônico
  • Antibióticos e outros medicamentos comuns
  • Toxinas ambientais
  • Limpeza doméstica e pessoal
  • Alimentos processados ​​e refeições cheias de açúcar em excesso
  • Exposição à fumaça do cigarro

Infelizmente, o esgotamento microbiano é tão comum que a maioria de nós, sem saber, luta com os efeitos do dominó nos sentimentos gerais de bem-estar.

O que acontece quando as bactérias intestinais estão desequilibradas?

Uma vez que cerca de 80% do sistema imunológico vive e respira nas funções internas do ambiente intestinal, se você não tiver micróbios vitais suficientes para manter as coisas saudáveis, você pode passar de uma sensação de bem-estar a um engasgo para um caminhão de lixo antes de você. pode juntar as peças.

Isso também significa que, apesar de seus melhores esforços para comer bem, manter-se hidratado, ir para a cama cedo e gerenciar suas escolhas de estilo de vida, a falta de energia, um sistema imunológico fraco e uma digestão indistinta podem ser inevitáveis ​​​​se o microbioma intestinal não for grande – e o estresse for um fator importante no estresse sistêmico.

Estresse, movimento e micróbios: qual é a conexão?

Depois de mapear minha jornada do desespero físico aos benefícios percebidos para a saúde da prática de ioga para fornecer uma imagem mais clara de sua saúde tratada de uma perspectiva microbiana, focando no que pode ocorrer em um mundo sensível ao intestino.

Por tanto, após implementar o yoga como uma atividade rotineira, a médio e longo prazo, foi possível ver uma melhora na saúde intestinal. A atividade foi somada ao uso de óleos essenciais de jojoba e bergamota para melhorar ainda mais os resultados.

O exercício aumenta a diversidade microbiana e a presença de bactérias saudáveis ​​no intestino.

Novas pesquisas sugerem que quantidades moderadas de exercício – especialmente quando combinadas com uma dieta rica em proteínas – podem aumentar a diversidade bacteriana no trato digestivo, o que pode fortalecer e fortalecer o sistema imunológico.

Em um estudo, pesquisadores mapearam os ambientes intestinais e não atletas (homens com excesso de peso e estilo de vida sedentário) de atletas (homens que participaram de IMC normal) que se exercitavam levemente enquanto utilizavam algum óleo essencial em um difusor de aromas, e encontraram algo interessante: uma maior presença de uma determinada espécie bacteriana, (pense em articulações moles e problemas de pele) e até obesidade.

É por isso que a diversidade microbiana é tão importante. Com tantos papéis críticos que sua flora intestinal desempenha para funcionar da melhor maneira possível, o exercício de ioga pode inspirar uma mudança positiva e saudável no microbioma intestinal.