Com o passar do tempo e surgimento de novas tecnologias que chegam para nos ajudar, o ponto eletrônico digital é uma inovação que vem ganhando bastante mercado atualmente. Com bastante praticidade e facilidade para o usuário e para o empreendedor, o sistema funciona com um software de gestão e consegue absorver diversas informações ao mesmo tempo.

Com a crescente do home office, jornadas de trabalho complexas e muito dinamismo no mercado de trabalho, facilitar o controle da empresa com seus colaboradores é fundamental para o mercado. Sendo assim, para garantir os direitos e deveres dos colaboradores de uma empresa, é necessário ter uma noção sobre entradas e saídas do trabalho.

Nessa publicação, falaremos um pouco de como funciona o ponto eletrônico digital, seus benefícios e como ele se torna importante com as diversas mudanças que ocorrem constantemente nos mercados de trabalho.

Como funciona esse sistema?

O sistema de ponto eletrônico digital funciona de uma maneira bastante simples e prática. Por ser utilizado através de um aplicativo móvel, consegue flexibilizar bastante as coisas e deixar tudo mais dinâmico, não exigindo a presença da pessoa em certo lugar. O colaborador insere uma senha em seu aplicativo, no início da jornada de trabalho e no seu final, e, quando em home office, o aplicativo é acoplado com um GPS, que consegue localizar o endereço do colaborador durante seu dia de trabalho.

Sendo assim, com a flexibilidade que o ponto eletrônico digital proporciona, a facilidade que as empresas estão tendo no controle de entrada e saída de colabores é bastante vantajosa. Vale lembrar que, além da flexibilidade, esse modelo de controle é bastante funcional para passar informações para as demais áreas da empresa, como o setor de recursos humanos, por exemplo.

Benefícios do ponto eletrônico digital

Como sabemos, com o avanço da tecnologia, os mais variados setores de uma empresa vão se modernizando e facilitando a vida dos colaboradores. Em relação ao registro de ponto do colaborador, existem diversos métodos adotados pelas empresas, no qual alguns levam tempo e deixam o trabalho ainda mais complicado para setores como o RH.

O registro de ponto de maneira manual é aquele no qual o colaborador faz o registro manualmente em um livro ponto, todo o dia, ficando anexado seus horários de entrada e saída, almoço, entre outras possíveis coisas. Esse tipo de registro requer bastante atenção e conferencia ao final de todo mês, pois é através dele que o colaborador será pago.

Além do registro manual, existe o registro de ponto mecânico e o eletrônico. Esses sistemas são um pouco mais avançados, porém acabam se limitando em alguns quesitos. Destacamos que, em tempos de pandemia, o registro eletrônico se tornou um grande problema, devido ao forte perigo de disseminação do coronavírus, através do contato da digital de vários colaboradores no mesmo aparelho.

Dentre os diversos benefícios que podemos destacar do ponto eletrônico digital, citamos um aumento na confiança na relação entre colaborador e empregador, um controle e análise melhor das informações extraídas do aparelho, o acompanhamento de relatórios mensais de maneira simples, entre outras coisas.

Outro ponto, bastante interessante é em relação ao seu preço. Colocando tudo na ponta do lápis, o sistema de ponto eletrônico digital acaba compensando bastante para a empresa.

O controle de ponto digital é permitido na legislação?

Essa é uma dúvida bastante comum entre a maioria dos leitores, mas para a felicidade de todos, a resposta é sim. A legislação trabalhista brasileira permite o controle de ponto através de sistemas alternativos, que podem ser adotados pelo empreendedor. Você pode encontrar esse conteúdo detalhado observando as portarias 373 e a 1510.

Além de ser permitido em lei, uma grande questão envolve sua implementação. Seus custos envolvidos geram dúvidas e variam bastante de acordo com o número de colaboradores. Sendo assim, muitas empresas fazem simples simulações dos preços cobrados, antes de fechar qualquer coisa.

Além do preço compensar bastante e facilitar a vida do RH de sua empresa, o software consiste em um sistema avançado de informações e segurança para a empresa.

Substituição de pontos convencionais

A procura por melhorias contínuas nas empresas é um fator importante na qualidade e no controle operacional de um empreendedor. Quando o mesmo faz escolhas que visam otimizar e deixar prático os processos, ele acaba economizando dinheiro e problemas durante seu dia a dia. Os registros de pontos convencionais acabam se tornando uma dor de cabeça para os recursos humanos da empresa, devido à grande quantidade de funcionários, possíveis erros nos sistemas e até chances de informações falsas.

Otimizar todo o processo para o ramo digital é uma das melhores escolhas que uma empresa pode tomar, favorecendo o controle de seus colaboradores e tendo uma real noção do que acontece nesse âmbito. Destacamos que, quanto mais praticidade você oferecer ao seu colaborador, melhor ele desempenhará sua função e mais feliz ele ficará.