Google e Apple lançam seu software de rastreamento de contatos

Google e Apple lançaram seu software de rastreamento de contatos, que pode ser usado por smartphones em todo o mundo.

Em uma declaração conjunta , os gigantes da tecnologia anunciaram o lançamento da API de notificação de exposição, que pode ser usada pelas agências de saúde pública para criar aplicativos de rastreamento de contatos.

A partir de 20 de maio, a tecnologia foi disponibilizada a todas as agências de saúde pública interessadas.

A declaração acrescentou: “O que construímos não é um aplicativo – as agências de saúde pública incorporarão a API em seus próprios aplicativos que as pessoas instalam.

“Nossa tecnologia foi projetada para fazer com que esses aplicativos funcionem melhor. Cada usuário decide se aceita ou não as notificações de exposição; o sistema não coleta ou usa o local do dispositivo; e se uma pessoa é diagnosticada com Covid-19, cabe a ela informar ou não isso no aplicativo de saúde pública.

“A adoção do usuário é a chave para o sucesso e acreditamos que essas fortes proteções à privacidade também são a melhor maneira de incentivar o uso desses aplicativos”.

A Apple e o Google anunciaram em abril de 2020 que estavam se unindo para criar tecnologia que permitirá o uso do Bluetooth para ajudar governos e autoridades de saúde a rastrear a propagação do vírus.

Atualmente, o NHS está pilotando seu próprio aplicativo de rastreamento de contatos na Ilha de Wight. O secretário de saúde, Matt Hancock, disse anteriormente que o aplicativo seria lançado em meados de maio, assim como o chefe do NHSX, Matthew Gould, ao receber os dados do comitê de ciência e tecnologia do parlamento.

Mas relatórios recentes sugeriram que a data de lançamento foi adiada para 1º de junho.

O NHS optou por desenvolver um sistema centralizado, o que significa que os dados coletados do aplicativo são enviados para um banco de dados centralizado, e não entre dispositivos.

Isso difere da abordagem descentralizada da Apple e do Google, que coleta dados sobre contatos e compartilhamentos entre dispositivos. Essa abordagem é amplamente favorecida por especialistas em privacidade e tecnologia.

No entanto, o NHSX está trabalhando em um  segundo aplicativo de rastreamento de contatos  usando a tecnologia da Apple e do Google para atenuar essas preocupações.