Criar um produto digital pode ser bem desafiador para algumas pessoas, mas impossível não é. Tanto não é que vemos um montão de pessoas lucrando com esses adventos, então essa é uma possibilidade que pode se tornar real com estudo e esforço.

Agora, a maior parte dos interessados não tem a menor ideia sobre como começar, o que é horrível. Mas a gente está aqui para ajudar a acelerar o seu processo de aprendizagem, que vai ser bem útil para você.

Assim sendo, a seguir vamos te mostrar 4 passos claros e diretos para criar um produto digital. Vem dar uma olhada, porque para você vai valer super a pena, disso nós temos certeza!

Conheça 4 meios para você poder criar um produto digital que seja um sucesso

Dá para você criar um produto digital potente e funcional, mas isso só é possível se você conhecer bem os meios para que esse processo de desenvolvimento se dê. Porque sim, existem vários adventos do tipo por aí, mas nem todos são realmente “compráveis”, ou seja, interessantes para serem comprados pelo seu público consumidor.

A gente quer te ajudar nesse processo, e você com certeza vai ganhar muito aprendendo com os 4 passos que vamos apresentar. Vale a pena você dar uma conferida, porque estamos prontos para te ajudar nesse tipo de desenvolvimento e compreensão:

  1. Escolha o seu público alvo – Isso tem a ver com você definir o seu nicho de atuação. Isso é importante em qualquer circunstância quando se quer trabalhar online, mas quando se pretende criar um produto digital é ainda mais relevante. É necessário saber o seu tema principal para poder entender a quem você vai se destinar.

Essas pessoas têm paixões e dores muito específicas. Provavelmente têm objetivos e inimigos comuns contigo, que adora tanto esse assunto. Tendo isso em mente o seu produto digital precisa se enquadrar em algum desses espaços, preencher alguma lacuna, atendendo ao que ele demanda e ao que ele precisa;

  1. Defina o tema do seu produto – Explicamos previamente como você pode descobrir qual o seu público alvo a partir da escolha daquele tema que te chama, que te instiga e que você ama trocar sobre, mas isso só não basta quando estamos falando de um produto digital.

É necessário que esse produto seja a solução de algum problema específico de quem te acompanha, de quem te segue. São muitas as possibilidades, mesmo, e você pode inclusive fazer enquetes para descobrir o que a sua galera está precisando ou esperando, mas é algo que dá para sentir analisando os seus comentários e as suas curtidas, por exemplo.

Se o produto em questão abraça as necessidades e preocupações das pessoas que estão contigo elas vão comprar, não tenha dúvida. Claro, seu marketing precisa ser bom também, mas sobre isso nós vamos conversar mais profundamente em outro momento;

  1. Decida qual vai ser o formato desse produto – Uma coisa que muita gente ignora é que é perfeitamente possível você oferecer um infoproduto em vários formatos, e o formato importa muito para ele ser consumido. Também importa para você poder cobrar mais ou menos, mas já, já a gente comenta mais sobre esse assunto!

O que você tem que ver é com que tipo de formato tem mais proximidade, mais afinidade. O e-book é um dos mais fáceis para você criar um produto digital, mas pode ser uma linha de tutoriais, um podcast, uma vídeo aula ou várias. Isso vai depender muito de quanto você quer pedir e do que pretende oferecer.

Também é importante pensar a longo prazo, e talvez criar só um produto não seja legal quando você pode criar vários com diferentes temas e diferentes soluções dos problemas.

Isso tem que estar claro na sua cabeça, porque em alguns casos você pode gastar todas as suas propostas de uma vez só, e na real tem material e meios suficientes para lucrar mais com o seu público, com os seus clientes em potencial;

  1. Entenda como o planejamento é importante – A ideia de criar um produto digital pede que você pense fundamentalmente em planejamento. Pode ser muito complicado chegar a uma conclusão sobre como fazer o seu advento logo de cara, e para isso você precisa se preparar.

Pensar em ideias bem fixas e claras sobre o que você quer fazer e como fazer vai chegando aos poucos a um ideal. Mapas mentais podem ser funcionais nesse processo e acelerar a sua inspiração e o seu desenvolvimento, de verdade mesmo.

É interessante você entender que isso pode demorar para acontecer. Afinal de contas, é necessário tempo parar criar um produto digital. Sendo assim, tenha isso em mente, nenhuma ideia genial se desenvolve da noite para o dia. É importantíssimo compreender a paciência como um elemento básico, e nós já falamos desse assunto em outras questões;

Perceba que o esforço tem que ser contínuo

Em muitos casos as pessoas acham que sua criação de produtos vai acontecer da noite para o dia, em um simples estalar de dedos, mas é mentira. Nada na internet ocorre rapidamente, não no que tange os negócios digitais. É necessário foco e dedicação constantes, e por mais que te digam que dá para brilhar e lucrar logo na rede mundial de computadores é fato que estão te mentindo (e lucrando com isso).

A gente tem sempre um desejo enorme de conseguir resultados para ontem. Somos de uma geração em que o imediatismo faz as nossas mentes, e por mais que a gente queira acreditar nos processos as dificuldades são intensas e muito fortes porque a gente se compara, a gente olha para o lado e vê alguém melhor do que nós mesmo, sentimos inveja, temos medo de ficar estagnados e em muitos casos esperamos ser mais que especiais.

Tem isso também! Não raramente nos apressamos demais porque simplesmente temos uma vontade enorme de brilhar e acreditamos que somos únicos e que se as pessoas ainda não notaram tão perdendo tempo, e isso só nos faz mal. Faz que a gente trabalhe pouco, se concentre menos, se jogue de forma contida e nunca de fato mergulhe nas possibilidades e nas realizações.

Dá para criar um produto digital de qualquer jeito, sim. Mas é bem improvável que você consiga os resultados que você espera e que você precisa, e isso é péssimo em todos os sentidos, de todas as formas e de todas as maneiras. Até porque seu público está lá vendo você desenvolver algo sem graça, sem utilidade e sem atrativos, só para fazer o que todo mundo está fazendo, e isso faz com que ele desconfie da sua capacidade e dos seus diferenciais. Pode ter muita gente melhor para seguir que você e se você não se esforçar em dar algo a mais as pessoas vão fugir.

Lembre-se: para que você realmente seja capaz de criar um produto digital é primordial se esforçar totalmente e se jogar 100%. Acredite, é isso que faz a diferença entre mais vendas e menos vendas, mais sucesso e menos sucesso em sua atuação na rede. Confie na gente, porque o caminho é o trabalho duro, nunca a estagnação e a preguiça!