Alunos criam máquina de lavar a pedal

A utilização do poder de pedalar para executar equipamento eletrônico não é novidade, mas continua a ser surpreendente. Especialmente porque pagamos tanto para utilizar eletricidade quando realmente geramos a nossa própria energia não é tão difícil como parece. Um exemplo disto é a bicicleta que se pode pedalar enquanto se lava a roupa, desenvolvida numa universidade na China.

A ideia é que se já gosta de andar de bicicleta ou usar uma bicicleta ergométrica, e além disso precisa de lavar roupa pelo menos uma vez por semana, então porque não combiná-las num único equipamento? Esta é a questão colocada pelos estudantes chineses que criaram o protótipo.

No modelo, batizado Biwa, o tambor é preso à bicicleta e o utilizador faz a lavagem enquanto utiliza a força humana ou pode carregar a bicicleta e armazenar o excedente numa bateria. Fácil e prático, mas ainda não há informação sobre quando é que o produto revolucionário chegará ao mercado.

Em 2012, vários websites já tinham reportado sobre uma máquina de lavar a motorizada de bicicleta. O protótipo que pode ser visto aqui foi criado pelo designer inglês Alex Gadsden.