Os pombos são geralmente a causa da propagação de várias doenças. As principais doenças transmitidas por pombos incluem Salmonelose, Taxonomyose, Criptococose, Candidíase, Pseudomonas aeruginosa e outras.

Acontece que mesmo sendo transmissores de tantas doenças, os pombos são animais protegidos pelo Ibama, o que torna crime o extermínio imediato deles. Sendo assim as empresas dedetizadoras precisam de fazer o manejo e controle de pombos correto e ambiental dessas pragas.

Nesse artigo vamos falar tudo sobre esse processo, como ele é feito e o que levar em conta na hora de contratar uma empresa especializada. Confira!

Como é feito o controle correto de pombos?

O controle de pombos é um serviço que contempla as diretrizes da gestão ambiental. Tem como objetivo eliminar o fator de atração das aves e adotar estratégias para manter as aves longe dos locais infectados.

Alguns deles são barreiras físicas, equipamentos de som e a colocação de repelentes de mosquitos.

Se houver mais pragas relacionadas aos pombos, como piolhos, carrapatos e outros, devem ser usados ​​tratamentos químicos para espécies específicas.

Quais produtos são usados para o manejo de pombos?

Existem alguns produtos e métodos que são capazes de acabar com os pombos, alguns deles são:

Gel

Use géis extremamente viscosos em toda a área onde os pombos não podem pousar (por exemplo, em paredes, tetos, azulejos). Sua função é manter o pombo preso ao pousar no local da aplicação.

Inclinação

Os pombos gostam de pousar na vertical para evitar escorregar. Superfícies inclinadas acabarão por assustar os pontos.

Repelentes

Os pombos que usam repelente de insetos podem causar uma sensação de queimação nos pombos, afastando-os gradualmente das áreas habituais de pouso.

Este método deve ser utilizado por 3 meses para permitir que as aves recebam um período de aprendizado para não retornar ao local. Essa medida tem sido muito eficaz porque assusta o pássaro sem machucá-lo.

Os moradores precisam ficar fora durante o controle de pombos?

Não tem necessidade que os moradores ou frequentadores após ser comunicado do local se afastem durante a dedetização local para afastar os pombos. Após limpar e desinfetar o ambiente infectado, pode-se voltar ao local tranquilamente.

Porém é recomendado o uso de métodos convencionais de pulverização para pontos de infecção críticos para desinfecção.

Preste atenção a locais com água, abrigo, acesso a alimentos que proporcionem condições de nidificação para evitar reinfecção.

Sendo assim, você pode chamar uma empresa de dedetização sempre que precisar, mesmo que seja aos fins de semana ou feriados. Pois não vai atrapalhar a rotina da sua casa.

Como evitar pombos em casa?

Separamos algumas dicas que são muito simples, mas que vão te ajudar a evitar pombos na sua casa. Confira!

     Não coloque restos de comida em locais abertos, como quintais;

     Mantenha a lata de lixo sempre fechada;

     Não alimente os pombos;

     Mantenha a ração dentro de casa o tempo todo para evitar que os pássaros comam;

     Use acessórios como fio de náilon para tornar difícil para as aves manterem o equilíbrio em áreas onde são fáceis de empoleirar. Isso evita que os pombos toquem na superfície.

     Produtos com odores fortes (como naftaleno e cresol) também podem ajudar a espantar pombos; além disso, repelente de mosquitos também é uma opção;

     Coloque uma espécie de rede de proteção nas portas e janelas. Também é essencial proteger o espaço entre o telhado e a sarjeta onde os pombos costumam fazer ninhos.

Conclusão

Evitar a infestação de pombos é algo importante não apenas pelos animais na sua casa, mas pelas doenças que ele traz. Assim, quando você ver sinais de pombos em sua casa, comércio ou indústria, chame o quanto antes uma empresa especializada.

Post by: https://gr3web.com.br