O amarelamento dos dentes é uma ocorrência natural, entretanto ter um sorriso amarelo pode vir a ser uma preocupação para diversos pacientes.

Embora isso não seja um grande problema, é importante cuidar da saúde bucal e manter os dentes com boa aparência, pois isso melhora sua qualidade de vida e aumentará sua autoestima.

Existem vários motivos para um sorriso ficar amarelado, mas com informações corretas e o auxílio de um bom dentista – através de facetas de resina, por exemplo, é possível deixar seu sorriso branco.

Continue lendo o texto a seguir e descubra quais são as causas e como evitar que o seu sorriso escureça.

Porque os dentes ficam amarelos?

Existem muitas razões para os dentes ficarem amarelos, inclusive, algumas vezes uma pessoa pode acumular diversas razões.

Tudo depende da cor da dentina, a camada mais interna de esmalte translúcido que cobre os dentes. Além do amarelo, o cinza é outro tom comum que deve se destacar em algum momento da vida.

É natural que isso aconteça com o tempo, entretanto, a falta de cuidados com a saúde bucal pode acelerar o amarelamento.

Alguns dos motivos são:

1. Genética

Muitas pessoas não conhecem esse detalhe, mas os dentes humanos não são apenas diferentes na forma. Os genes podem até influenciar a cor de um sorriso, por isso algumas pessoas têm os dentes mais amarelos.

Da mesma forma, muitas pessoas conseguem manter os dentes brancos, mesmo que não tenham os melhores hábitos do seu dia a dia.

Olhe para os sorrisos dos seus pais e tente avaliar a probabilidade de você ter um dente amarelo, cinza ou muito branco.

No caso da hereditariedade, mesmo com uma boa higienização bucal, os pacientes podem ter um sorriso amarelado.

Em casos assim, é possível procurar por um dentista e pedir pela aplicação de lente de contato dental.

Isso porque, este procedimento consiste na aplicação de uma fina camada em cima dos dentes, logo é possível escolher o tom das lentes e, assim, ter um sorriso mais branco.

2. Cigarro

O tabagismo é um vício que compromete a saúde geral, principalmente a saúde bucal. Além de todas as complicações que o tabagismo pode causar, a beleza de um sorriso também pode ser comprometida por esse hábito.

Cigarros e todas as outras substâncias presentes na sua composição permanecem no esmalte, criando manchas dispersas ou amarelando os dentes de forma geral.

Isso não acontecerá muito rapidamente, mas não há dúvida de que os fumantes provavelmente terão dentes amarelos.

É importante ressaltar que, além do amarelamento, pacientes que fumam com muita frequência podem desenvolver doenças bucais severas podendo chegar até a perda dos dentes.

Caso você se enquadre nesse caso, procure por um ortodontista com urgência e faça uma avaliação para a aplicação de implante dental e, assim, se certificar de que a sua mastigação estará correta.

3. Comida

Os alimentos também podem causar amarelecimento dos dentes, especialmente aqueles ricos em açúcar e corantes. Entre os alimentos e bebidas que mais causam um sorriso amarelo são, temos:

  • Café;
  • Refrigerantes de cola;
  • Balas e pirulitos;
  • Vinhos e outras bebidas alcoólicas.

Existem também alguns alimentos naturais como beterraba e folhas muito escuras. Entretanto, alimentos industrializados, em geral, são os que contêm muitos aditivos químicos que podem amarelar e, até mesmo, corroer o esmalte dos dentes.

4. Falta de higiene

Negligenciar a limpeza dentária é um dos motivos mais recorrentes do sorriso amarelo. Restos de comida se acumulam diariamente entre os dentes, por isso, nosso papel é prezar por uma boa higiene para que estes resquícios sejam eliminados.

Muitas pessoas só pensam em hálito fresco e na presença de tártaro e cáries, mas a realidade é que não limpar toda a boca e os dentes pode causar muitos danos — incluindo o potencial de amarelar.

Aproveitando o assunto cárie, alguns pacientes podem vir a se confundir entre manchas causadas por um amarelamento com cáries.

Entretanto, a diferença entre elas se dá pela localização. Geralmente, as manchas causadas pela cárie são encontradas próximo à gengiva e entre os dentes. Enquanto as manchas de amarelamento se encontram nas pontas dos dentes e também são lineares.

Outro ponto a se observar é que a cárie geralmente se centraliza em um só dente, já as manchas por escurecimento podem ser vistas em quase todos os dentes.

Como prevenir dentes amarelos?

Após saber o motivo, fica fácil entender, a prevenção depende basicamente de evitar determinados hábitos impede que haja o amarelamento dos dentes.

A menos que seja uma predisposição genética, todos podem tomar medidas em sua vida diária para evitar um sorriso amarelo.

Você pode caprichar na higienização bucal, escovando os seus dentes pelo menos 3 vezes ao dia e também, evitar os maus hábitos que citamos anteriormente.

Além disso, é importante frisar a importância do acompanhamento de um profissional, pois só assim será possível ter um controle maior sobre a cor do seu sorriso.

Muitas pessoas tendem a procurar um dentista apenas em casos de emergência ou para saber sobre procedimentos como aparelho invisível preço, entretanto, ter consultas de rotina pode ser crucial para evitar um sorriso amarelo.

Quais tratamentos podem ajudar?

O mercado odontológico possui diversas soluções para tratar os dentes amarelados e restaurar um sorriso saudável. O ideal para cada paciente precisa ser sugerido por um dentista que avaliará o caso e fornecerá os tratamentos disponíveis.

De modo geral, o clareamento dental pode resolver e fornecer resultados muito eficazes. Trata-se de um tratamento que pode ser realizado no consultório, utilizando substâncias e equipamentos administrados por profissionais.

Existe também uma versão caseira, na qual o próprio paciente usa o produto clareador (prescrito por um profissional) e, gradualmente, vai atingindo seus objetivos.

No entanto, ainda existem algumas alternativas para casos mais complexos que o clareamento não consegue resolver.

Lentes de contato e facetas dentárias como já citamos são exemplos que podem mudar seu sorriso, mascarar o tom amarelado e te oferecer um sorriso branco.

Por fim, saiba que os dentes amarelos são um processo que acontece naturalmente. A regra básica é nunca deixar de cuidar da sua saúde bucal e contar com um dentista de confiança para o acompanhamento odontológico.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.