Cuidar da armazenagem de produtos e equipamentos da sua empresa é tão importante quanto criar estratégias e métodos para aumentar os resultados e métricas da sua marca.

O processo de estoque de uma empresa é essencial para garantir a qualidade de seus produtos e entrega dentro do prazo para os seus clientes.

O que gera uma imagem de profissionalismo e credibilidade que aumenta as chances de fidelização deles.

Com estoque bem estruturado, a sua empresa consegue fornecer produtos de imediato aos clientes que realizam as compras por meio do site de vendas, das redes sociais ou até mesmo por telefone.

Porém, mais importante do que apenas garantir a quantidade de produtos para agradar os seus clientes, é necessário cuidar da segurança desses produtos e dos funcionários, para que tudo e todos se mantenham protegidos e saudáveis. 

Existem negócios e pessoas que não se preocupam com a maneira como os seus produtos são armazenados, muitos acham que isso não interfere nas vendas ou nos resultados da empresa. 

Porém, a falta de cuidado e segurança dentro desse setor pode gerar prejuízos, e riscos enormes para o armazém e os funcionários que trabalham lá, comprometendo a segurança dos mesmos e a qualidade de seus produtos. 

Por esta razão, hoje, iremos abordar sobre a importância de se ter um armazém limpo, organizado e seguro, juntamente com dicas práticas para manter essas ordenações e os riscos que a falta dela pode trazer.

Principais riscos em armazéns 

O que iremos abordar a seguir não é com a intenção te assustar ou fazer você pensar que o armazém de uma empresa é um grande monstro, pelo contrário, eles são extremamente importantes para garantir a qualidade e saúde de um negócio. 

Porém, como tudo necessita de cuidados e organização, um espaço como esse pode apresentar alguns riscos caso não possua segurança, e alguns deles são:  

Acidentes com os produtos e equipamentos 

Os produtos e equipamentos da empresa são extremamente necessários para garantir o sucesso dos processos e ações que envolvem o estoque e qualidade deles, que por falta de cuidado e segurança podem quebrar e trazer grandes prejuízos para a marca. 

Por exemplo, se uma rede de empresas de administração de condomínios deixa que um equipamento que custa em cerca mil reais quebre, esse valor terá que ser reposto pelo dono do negócio e poderá acarretar em um grande prejuízo no fim do mês.

Esses acidentes também podem ocorrer por falha na estrutura e embalagem dos equipamentos ou produtos, que podem não só machucar algum funcionário, mas também quebrar e gerar um grande problema para os gestores e líderes. 

Acidente com os funcionários 

Dentro dos armazéns e estoques, o índice de acidentes com funcionários é maior do que qualquer outro. 

Infelizmente, tornou-se comum ver um produto ou equipamento cair em cima de um funcionário durante um monótono dia de trabalho, o que acaba provocando lesões e graves problemas, colocando em risco o bem-estar físico de seus funcionários. 

Lembrando que existem algumas profissões que são mais perigosas do que outras, como a do estoquista, do policial e do profissional que trabalha com reciclagem de bombeiro civil

Entretanto, esse risco pode ser evitado com o suporte e material correto. 

Normalmente, esses acidentes acontecem porque a estrutura criada para segurar as grandes caixas repletas de produtos da empresa estava falha ou até mesmo quebrada, podendo gerar um surpreendente e grave acidente. 

Desorganização 

Algumas pessoas ainda acham que a desorganização não apresenta riscos para uma empresa.

No entanto, na verdade, ela pode ser a protagonista de acidentes e problemas dentro de um armazém. 

Um lugar desorganizado pode gerar diversos riscos e perigos, atrapalhando o desempenho, produtividade e satisfação dos funcionários.

Independente da empresa, seja uma franquia de empresas de automação industrial no Rio de Janeiro ou um e-commerce de peças de roupas.

Portanto, é necessário que o seu negócio tenha um estoque bem organizado para garantir a fluidez do serviço e a qualidade dos produtos. 

Esses são apenas alguns dos problemas gerados dentro de um armazém sem segurança e preparo para garantir a qualidade de seus produtos e a segurança de seus funcionários e colaboradores. 

Regras para um armazém 

Assim como a maioria das áreas e trabalhos, as regras que ditam a segurança de um armazém não partem apenas de profissionais e especialistas.

Entretanto, também da própria lei, que assegura a importância de um lugar bem estruturado para os funcionários. 

As normas que asseguram a segurança dos funcionários dentro de armazéns foi criada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), por meio da NBR 15.424-2/2008, sancionada no ano de 2008 e que vem protegendo diversos profissionais desta área.

Essas regras ditam como os proprietários de armazéns devem construí-los e o que pode não pode faltar nesses espaços, tudo isso para garantir a segurança dos trabalhadores e dos produtos da marca. 

Algumas dessas normas são:

  • Os materiais não devem obstruir passagens como portas e janelas;
  • O peso não pode exceder o estabelecido por piso;
  • Produtos químicos não devem ficar no alto;
  • Todos os profissionais da área devem ter um treinamento adequado;
  • Devem ficar no mínimo 50 centímetros longe das laterais das estruturas;
  • Deve-se respeitar as áreas de carga e descarga.

Essas regras servem para o estoque de todo e qualquer armazém, seja de uma empresas de usinagem de campo ou de aparelhos eletrônicos como celulares e computadores. 

As normas foram criadas justamente para garantir o direito e a segurança dos trabalhadores, caso algum acidente aconteça. 

Sendo dever da empresa verificar antes e criar um espaço de armazenamento seguro para todos, visando a normalidade da marca perante a lei e o melhor desempenho de sua equipe dentro deste setor.

Dicas para um armazenamento seguro e organizado 

Manter o ambiente de armazenamento seguro e organizado é um baita desafio, principalmente se a sua empresa for muito grande e realizar diversas vendas todos os dias.

Porém, com algumas dicas como as que vamos apresentar a seguir, tudo isso pode se tornar um pouco mais simples.

Organização e limpeza 

Como já mencionamos anteriormente, a limpeza e a organização no espaço, principalmente, em um armazém, faz toda a diferença para que tudo flua melhor no dia a dia dos funcionários e na correria que é tirar, embalar e realocar produtos. 

A organização é necessária em todo e qualquer tipo de negócio, seja em uma marca de CRLV digital BA ou até mesmo na rotina de um profissional autônomo que precisa cuidar de todos os seus processos sozinho.

Por isso, sempre que possível, jogue o lixo no lixo, deixe os corredores livres de embalagens ou ferramentas que podem atrapalhar o caminho. 

Manutenção das instalações 

Um armazém conta com um enorme sistema de energia, e se eles também não forem verificados constantemente, essa falta de cuidado pode acarretar até mesmo em uma tragédia dentro do espaço. 

Por isso, tente levar um profissional elétrico todo mês ao seu armazém para verificar se todas as instalações estão em ordem e se nada e nem ninguém corre perigo ali dentro. 

Assim como um cliente procura um Veterinário 24h para garantir a segurança e saúde do seu animal de estimação, garanta também a segurança da sua empresa, seus produtos e funcionários.

Estruturas fortes e acessíveis 

Dependendo de qual for o tipo de produto vendido através de sua empresa, não é qualquer tipo de estrutura que suportará o tamanho ou peso deles, o que pode acarretar em graves acidentes como os que já mencionamos anteriormente. 

Escolher uma boa estrutura para o seu armazém é tão importante quanto escolher um profissional para realizar um licenciamento de carro em Florianópolis, pois você sabe a importância que aquele serviço ou produto possui para o seu negócio.

Na hora de escolher a estrutura para o seu armazém, pense na quantidade de produtos vendidos por dia na sua empresa e no peso deles.

Isso tudo é essencial para que essa estrutura suporte os seus produtos e o fluxo de movimentos dos funcionários no local, garantindo a segurança de todos acima de qualquer outra coisa. 

Treine a sua equipe 

Para um profissional se tornar um líder de vendas, o mínimo que ele precisa fazer é um curso de gerente de vendas para entender este universo e estar pronto para abraçar este novo desafio.

Portanto, é necessário que seus funcionários também saibam o que fazer em caso de acidentes ou imprevistos que podem acontecer a qualquer momento dentro de um armazém, e isso pode ser passado por meio de treinamentos. 

E quando falamos de treinamentos, não são apenas os básicos passados quando o profissional é contratado, são treinamentos periódicos para capacitar os colaboradores e deixar todos sempre alertas aos perigos e cuidados dentro do espaço. 

Esses são alguns meios pelos quais você pode garantir a segurança dos seus funcionários, a qualidade dos seus produtos e a normalidade da sua empresa perante a lei e as normas exigidas para um armazém. 

Considerações finais

O estoque e armazenagem de produtos da sua empresa é extremamente importante para garantir a fluidez e ritmo de suas vendas.

Entretanto, se preocupar com a qualidade de seus equipamentos e o bem-estar de seus funcionários é ainda mais necessário.

Afinal de contas, são eles que permitem o envio de seus produtos  e a organização de todo o espaço para que os resultados sejam como o esperado e a satisfação de seus clientes seja ainda maior.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.