personalizar android

O Android é um sistema operacional conhecido, entre outras coisas, pela possibilidade de ter diversos detalhes customizados. As modificações possíveis vão muito além da troca do papel de parede. 

Os usuários mais experientes em personalizar Android também alteram o menu de aplicativos, a tela inicial (incluindo os widgets), as cores, as fontes e tudo mais.

Dependendo da empresa fabricante do celular, pode ser que o aparelho já venha com uma interface própria para o Android. Essa interface conta com ícones, aplicativos, temas e até imagens das marcas, como Samsung e Xiaomi, por exemplo.

Como personalizar Android

Veja agora algumas dicas para ficar por dentro de como personalizar Android.

Trocando o seu papel de parede

A primeira dica é uma das mais básicas de todas, mas mesmo assim muita gente nunca fez. Trocar o papel de parede pode ser mais importante para a experiência do usuário do que se imagina. 

Já pensou se ao desbloquear o celular de manhã cedo, logo depois de acordar, seu rosto for iluminado por uma tela super clara? Não parece muito agradável, não é mesmo?

Muitas vezes as opções de papel de parede que o sistema oferece não são agradáveis. Nesses casos sempre é possível buscar por imagens melhores na internet ou até mesmo na PlayStore.

Depois que você encontrar sua imagem ideal, basta seguir esses passos:

  • Na tela inicial, procure o menu;
  • Clique em “papel de parede”;
  • Escolha qual tipo de papel de parede quer usar (padrão, animado ou da sua galeria);
  • Clique na imagem que você quer;
  • Clique em “definir papel de parede”.

Pronto!

Instale um launcher

Você sabe o que é um launcher? Mesmo que os celulares com Android tenham o mesmo sistema operacional instalado, eles são diferentes. Como já falamos antes, cada marca, como Samsung e Xiaomi, personaliza seus próprios celulares. 

Nem sempre os usuários gostam da maneira como os celulares vem configurado pelas marcas. Para que o usuário consiga trocar essas configurações (fontes, cores, widgets, etc) é que existem os launchers.

Os launchers são aplicativos que possibilitam ao usuário personalizar Android. É um tipo de app que deixa o usuário mudar configurações práticas e visuais nos seus aparelhos.

Existem vários launchers diferentes, inclusive de empresas como a Microsoft e a própria Xiaomi. O mais popular entre os usuários é o Nova Launcher. Esses e muitos outros podem ser baixados na PlayStore.

Trocando seus ícones

Ainda no campo visual de como personalizar Android, é possível realizar a troca de ícones. Para fazer a troca dos ícones é preciso baixar um pacote de ícones. Se você quiser buscar em inglês para ter mais opções, o termo é “icon pack”.

Importante: para baixar um pacote de ícones é preciso ter um launcher instalado.

Depois de ter um launcher e baixar o pacote de ícones, basta aplicar. Vá até as configurações do launcher e procure uma opção para ativar o pacote de ícones que você baixou.

Usando temas

Outra forma de personalizar Android é escolher um tema. O tema altera o visual do seu telefone deixando ele, como o nome diz, com um tema novo. 

A própria Samsung, fabricante de celulares, tem um aplicativo disponível na Galaxy Store para os seus usuários baixarem vários temas.

Os temas possibilitam a mudança do papel de parede, da tela de bloqueio, da tela inicial, dos ícones e também permitem misturar opções de temas diferentes. Pode ser que fique bagunçado, mas você tem a liberdade para escolher!

Adicionando widgets

Widgets podem ser considerados ferramentas, atalhos, complementos ou até mini-aplicativos. Isso depende não apenas de quem explica, mas também do widget em questão. Eles servem para simplificar e facilitar a vida do usuário, podendo aparecer de formas variadas. Podem ser um botão, um ícone, um indicador (de horário ou de previsão de tempo), ou uma barra de pesquisa, por exemplo. Além de funcionalidades diferentes, eles também podem variar em forma e tamanho, tendo até tamanhos ajustáveis.

Alguns aplicativos já vem com seus próprios widgets, demonstrando na tela inicial algumas informações resumidas. Dessa forma o usuário não precisa abrir o aplicativo principal para ter acesso à essas informações.

Widgets mais elaborados podem, além da visualização, permitir a interação com o aplicativo. Um widget de um aplicativo de música, por exemplo, pode permitir que o usuário troque de música ou altere o volume do som sem a necessidade de abrir o app.

Tema escuro

O tema escuro é uma das modificações preferidas entre os usuários de Android. Essa opção ajusta de forma inteligente as cores e o brilho da tela. Assim, além de economizar bateria, os usuários têm uma experiência visual mais agradável.

 Uma das vantagens do tema escuro é a possibilidade de usar o aparelho durante a noite sem prejudicar tanto o sono. Isso fica ainda mais evidente nos dispositivos com tela amoled, pois os pixels podem ser “apagados”.