Como melhorar a visibilidade no Instagram

Como melhorar a visibilidade no Instagram

Ganhar a atenção do público nas redes sociais é bem complicado, pois a concorrência não para de aumentar. Além do gigantesco número de pessoas postando diariamente, existem várias mídias onde é possível postar algo. Por isso, para fazer sucesso não só no Instagram, mas em qualquer mídia social, é necessário que seu conteúdo tenha visibilidade.

No entanto, para que isso aconteça, seus posts têm que “agradar” o algoritmo do Instagram, o que não é tão simples. Afinal, como esse algoritmo foi atualizado diversas vezes, obter visualizações pode ser trabalhoso. Ademais, é preciso ficar atento ao comportamento dos seguidores, pois isso também afeta a visibilidade da página.

Por exemplo, ainda que o feed do usuário esteja cheio de novos posts, ele não acompanha grande parte dos perfis que segue. Para se ter uma ideia, antes do Instagram abolir o feed cronológico, os usuários só visitavam 30% das páginas que seguiam. Entretanto, após esse feed ser extinto em 2016, esse percentual ficou ainda menor.

Portanto, chamar a atenção do algoritmo é fundamental para melhorar a visibilidade no Instagram. Dessa forma, a própria rede social mostrará o seu conteúdo nos feeds, o que facilitará muito a sua vida. Para dar auxílio nesta questão, este texto mostrará como melhorar a visibilidade do Instagram. Dessa forma, seu perfil terá mais relevância e sua marca fará sucesso na plataforma.

Sobre o algoritmo do Instagram

Para compreender como melhorar a visibilidade do Instagram, é necessário conhecer o algoritmo da plataforma. Sem esse entendimento, crescer nessa rede social fica muito difícil.

Semelhante ao Facebook, o Instagram também possui um algoritmo. Em ambas as plataformas, a função desse robô é saber quais conteúdos “prendem” os usuários. Aliás, tanto Instagram quanto o Facebook são comandados por Mark Zuckerberg. Por conta disso, a alteração que acontece numa dessas mídias também costuma ocorrer na outra.

Ao estudar o algoritmo, lembre-se que para ele é indiferente se uma pessoa segue uma página ou não. Esse robô analisa apenas a quantidade de vezes que o usuário engaja (interage) com algum perfil.

Por exemplo, se a Maria segue o influenciador A, porém, nunca entra em sua página, o algoritmo raramente lhe mostrará aquele perfil. Por outro lado, se a Maria não segue o influenciador B, porém, engaja nos posts dele com frequência, recebendo seus conteúdos constantemente.

Para considerar algum conteúdo relevante, o algoritmo do Instagram costuma analisar os seguintes dados:

– Número de curtidas;

– Engajamento (comentar, reagir, salvar, compartilhar);

– Horário dos posts;

– Frequência de interação entre os perfis;

– Assuntos de interesse;

– Constância;

– Atividades recentes;

– Frequência de uso;

– Tempo online na plataforma;

– Localização.

Alcance e impressões no Instagram

Além de entender como o algoritmo funciona, também é necessário compreender o alcance e as impressões da plataforma. Sem esse conhecimento, será muito difícil melhorar a visibilidade no Instagram. Ambos os temas serão explicados nos tópicos a seguir:

O que é o alcance do Instagram?

Basicamente, o alcance do Instagram avalia o número de pessoas que visualizaram as postagens de uma página. Aliás, pensando em gerar mais visualizações, há quem aposte em comprar curtidas no Instagram. Geralmente, as pessoas que fazem isso buscam aumentar seu número de visualizações e ter mais credibilidade em seus posts.

Na visão delas, se seus posts tiverem mais curtidas, outras pessoas terão interesse em visualizar o conteúdo do perfil. Ou seja, a compra de curtidas seria um bom modo de melhorar a visibilidade do Instagram.

Como funcionam as impressões do Instagram?

As impressões no Instagram analisam quantas vezes seus posts foram visualizados (incluindo mais de uma vez pela mesma pessoa). Na melhor situação possível, o alcance de seus posts seria semelhante ao seu número de seguidores. Por exemplo, se você tem mil seguidores, deveria ter mil visualizações e curtidas.  

Entretanto, as coisas não acontecem dessa forma, pois o algoritmo não trabalha desse jeito. Para que algum post seja entregue aos seguidores, o Instagram analisa três princípios:

  • Relação dos seguidores com a página: quais pessoas mais engajam em seu perfil (curtem, comentam, compartilham e salvam seus posts);
  • Temporalidade: por mais que as postagens não sejam mostradas de forma cronológica, o algoritmo é focado nos posts mais recentes. Por isso, é necessário postar de forma constante e deixar seu conteúdo sempre atualizado;
  • Engajamento: quais temas de postagens ou tipos de posts (feed, fotos/vídeos ou Stories) levam seu público a engajar no perfil. Quanto mais interações um determinado post gerar, maior a probabilidade do algoritmo mostrá-lo para mais usuários.

Após a leitura dos tópicos anteriores, percebe-se que, para que um post do Instagram tenha uma boa visibilidade, é essencial usar técnicas que “chamem a atenção” do algoritmo. Dessa forma, a probabilidade daquele perfil fazer sucesso será maior. Nas próximas linhas, você conhecerá algumas estratégias que aumentarão a visibilidade de seus posts.

Como melhorar a visibilidade no Instagram

Após entender como o algoritmo e o alcance do Instagram funcionam, você pode melhorar a visibilidade de seus posts. Ou seja, agora é o momento de aplicar estratégias que valorizam os seus posts perante o algoritmo. A partir daí, seu conteúdo começará a ser entregue para mais usuários. A seguir, veja como melhorar a visibilidade no Instagram:

Poste no melhor período para seu público

Dentro do Instagram Insights, você confere os dias e horários com mais picos de acesso na plataforma. Ao ver esses dados, você tem um norte para postar nos horários mais adequados para seu público.

Para descobrir em qual período do dia seu público mais entra no Instagram, poste conteúdos em horários diferentes. Após fazer isso, veja em qual horário seus posts tiveram mais interações (curtidas, comentários e compartilhamentos). Aliás, esse é um dos melhores meios de melhorar a visibilidade no Instagram.

Outro ponto importante é conhecer o perfil comportamental de seu público, pois isso terá impacto em seu conteúdo. Por exemplo, se seus seguidores são adolescentes, é pouco provável que estejam no Instagram durante o horário escolar. Nesse caso, fazer posts neste período será pouco produtivo, pois dificilmente haverá engajamento.

Priorize o seu público

Ao trabalhar com redes sociais, é preciso fazer posts de modo estratégico. Por mais que o algoritmo se atualize com frequência, seu público sempre deve ser prioridade. Por isso, jamais faça um post pensando unicamente em “agradar” o algoritmo. Aliás, em qualquer mídia social, o conteúdo deve ser útil para os seguidores do perfil. Afinal de contas, não adianta nada “agradar” o algoritmo se o conteúdo não for bom para o público.

Quando alguém age assim, sua página fica estagnada, pois o público deixa de interagir. Com isso, o próprio algoritmo deixa aquele perfil de lado, pois as pessoas já não se importam mais com ele. Em poucas palavras, focar unicamente no algoritmo é uma péssima ideia.

Torne sua marca mais humanizada

Um conceito básico para quem trabalha no Instagram: pessoas gostam de falar com pessoas e não com marcas. Por isso, seus posts devem causar identificação e empatia nas pessoas. Quanto mais empática for a sua página, mais interesse ela causará nos seguidores. Dessa forma, sua visibilidade ficará muito maior.

Contudo, para que haja uma identificação com o perfil, a humanização precisa estar atrelada ao público-alvo. Por exemplo, se seu público é jovem ou adolescente, fazer posts com linguagem formal não é uma boa ideia. Em casos assim, seu público não terá empatia por você, apenas repulsa. Por conta disso, o engajamento do perfil vai diminuir e, por consequência, sua visibilidade no Instagram.