Investir nos meios digitais é uma das maneiras mais eficientes e rápidas para aumentar as vendas do seu negócio! Quer saber quais são as melhores estratégias para alcançar este objetivo? Veja agora.

Atualmente é muito difícil falar de expandir um negócio seja com divulgação, vendas ou fortalecimento da marca e ignorar a internet. A web trouxe às pessoas mais facilidade em consumir e buscar por informações úteis, já às empresas passaram a ter mais uma forma de estudar seu público e elaborar estratégias e ações para atingi-lo.

E dessa maneira surgiu o Marketing Digital, que exigiu das empresas transformações em em seu modo de posicionamento e ação, gerar valor, se relacionar com o público e claro, vender mais. Essa é a razão pela qual o Marketing Digital é tão importante e eficiente no cenário atual! Por falar nisso, investir na estratégia significa acompanhar o público e ignorá-la é o mesmo que ter o seu negócio ultrapassado pela concorrência.

O que é Marketing Digital e para que serve

Basicamente, o Marketing Digital é usado a fim de consolidar a imagem da marca no mercado, gerar autoridade, conquistar visibilidade e aumentar as vendas por meio do relacionamento direto com o público nas plataformas digitais. Uma estratégia consistente de Marketing Digital tem como base a persona e é partir dela que as ações são criadas de maneira assertiva.

Essa persona é o perfil de cliente ideal para o seu negócio e é construída a partir de dados reais sobre pessoas que já compram com você. Assim, é possível segmentar campanhas, ações e anúncios a fim de comunicar pessoas que tenham interesse em seu produto ou serviço.Por sinal, segmentação é uma das maiores vantagens do Marketing Digital! Então, confira agora 5 dicas com estratégias para alavancar as vendas do seu negócio:

1 – Links patrocinados

As publicações impulsionadas/patrocinadas são anúncios no formato de texto simples e podem ser usados no Google e nas redes sociais. No mecanismo de busca, esse os anúncios destacam-se antes dos resultados orgânicos e de acordo com o termo buscado por um usuário.

Exemplo: imagine que uma pessoa foi ao Google porque precisa de um dentista urgente e fez uma busca a partir do termo “quanto custa um implante dentario com enxerto osseo”. É muito provável que os resultados orgânicos sejam dos sites de clínicas que oferecem o tratamento e conteúdos tirando dúvidas sobre o assunto, porém antes deles vêm os anúncios com ofertas de clínicas e consultórios.

Em redes sociais como o Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter os anúncios aparecem no feed e stories em meio às postagens e são segmentados conforme os perfis dos usuários.
Os maiores benefícios de links patrocinados são:

  • Geração rápida de leads;
  • Aumento de tráfego na página;
  • Maior alcance;
  • Baixo custo de investimento.

2 – Marketing de conteúdo

No mercado atual, empresas que produzem marketing de conteúdo têm mais relevância para o público.
Para isso, alimente um blog com conteúdos educativos que foquem em tirar dúvidas e resolver os problemas dos usuários, além de ser mais um canal para aumentar as vendas.
Um blog bem estruturado não deve postar apenas conteúdos de seu segmento com ofertas diretas, mas deve abordar também os possíveis desdobramentos e possibilidades do mercado, levando em consideração a intenção de busca daquele usuário.

Usando novamente o exemplo do início, o usuário acessa o blog para conquistar alguma informação que lhe seja útil em algum momento de sua jornada de compra.
Então, se ele pesquisa no Google algo como “quanto custa um implante dentário”, a intenção de busca diz respeito à necessidade ou desejo de realizar o procedimento em algum momento.

Os blogs devem ser usados a fim de solucionar eventuais problemas dos usuários, essa é uma maneira efetiva de fortalecer o branding do seu negócio conquistar autoridade, aumentar o tráfego do seu site e aumentar as vendas.

Além do blog, invista em conteúdos educativos nos seguintes formatos:

  • E-books;
  • Planilhas;
  • Webinars;
  • Infográficos.

Conteúdos nos formatos acima são chamados de materiais ricos, ou seja, servem para o compartilhamento de informações mais profundas sobre determinado assunto relacionado ao segmento.
No caso, se o lead que baixa o material deseja saber sobre procedimentos estéticos para o dente, é possível falar sobre os principais com explicações mais profundas sobre eles, como funciona a lente de contato dental, como é fabricada e modo de procedimento.

3 – E-mail marketing

Os e-mails marketing são importantes para desenvolver um relacionamento próximo com o público e aumentar a taxa de conversão de leads. Porém, procure conquistar esses contatos, não compre bases.
Para o e-mail marketing ter eficiência, não foque apenas em ofertas, mas sim em propor um relacionamento saudável com os leads. Envie conteúdos, novidades relacionadas ao seu segmento e por aí vai.

Quandos os e-mails forem promocionais evite o assédio com termos como “compre agora”, pois além dessas ações serem pouco efetivas, há também chances das mensagens irem para a caixa de spam.
A utilização do e-mail marketing é indicado para melhorar o relacionamento com o público por se tratar de um canal direto de comunicação, por isso, trabalhe use-o a favor do seu branding (melhorar a imagem da sua marca) e não só para ofertas.

4 – Redes sociais

As redes sociais não devem ficar de fora de uma estratégia de Marketing Digital pois possuem inúmeras vantagens, como: melhora o relacionamento próximo com o público, postagens de conteúdos, prospecção e também vendas!
Ao iniciar um trabalho de social media estude bem seu público e tenha certeza de onde ele está, o que consome e como se comunica (persona), essa é a maneira mais apropriada de usar as redes sociais a favor do seu negócio.

Nas redes sociais, crie conteúdos relacionados ao segmento com dicas, interaja, peçça sugestões, estime o compartilhamento das publicações, tudo isso para engajar a persona.
Nas postagens use Calls To Action (CTAs), eles são links, chamadas ou botões com a finalidade de fazer um seguidor tomar alguma decisão dentro da sua página. Pode ser ir para a compra, baixar um material rico, ir para o blog ou simplesmente curtir e compartilhar.

5 – SEO

Sigla de Search Engine Optimization, SEO é uma metodologia aplicada a fim de otimizar páginas conforme as principais exigências do Google para que elas se tornem relevantes e fiquem entre as primeiras posições nos resultados de buscas orgânicas.
Exemplo: um usuário procura por “clareamento dental preço” no Google, os primeiros resultados serão das clínicas que aplicam a metodologia SEO em seu site/blog.

Assim, é provável que esse potencial cliente esteja procurando informações sobre o serviço e encontre conteúdos sobre ele, o que tem enorme influência em seu poder de decisão (compra).
Os resultados com SEO costuma ser de médio a longo prazo, mas são consistentes. Aumentar o tráfego, a relevância do seu negócio no mercado, autoridade e aumento das vendas.

Conclusão

Neste conteúdo você descobriu como alavancar as vendas do seu negócio com base nas  estratégias de Marketing Digital em 5 dicas que se bem aplicadas trazem resultados a curto, médio e longo prazo.
É importante frisar que existem diversas outras estratégias que não foram mencionadas neste conteúdo, mas que podem ser úteis para aumentar as vendas do seu negócio.

Com a possibilidade de segmentação e metrificação rápida dos resultados de ações e campanhas, tudo se baseia em realizar testes.
Ou seja, estude e compreenda o comportamento e hábitos da sua persona e crie estratégias para captá-la.