Lúpus: Pode afetar a saúde da boca?

Lúpus: Pode afetar a saúde da boca?

O lúpus é uma doença que afeta o sistema imunológico. Fazendo com que seu próprio organismo observe que dentro dele há algo estranho, sucedendo a severas reações.

O que é Lúpus? 

É uma doença extremamente complexa que acomete diversos órgãos. Ela é multifatorial, ou seja, não há um fator específico que possa explicar. Também é autoimune, ou seja, o próprio corpo cria uma autoagressão.

Fará a produção de anticorpos e eles irão reagir contra o próprio corpo causando diversas manifestações.

O Lúpus tem uma variação muito grande, existem pacientes com doenças leves em que atinge poucos órgãos, sendo quadros mais graves.

Tipos de lúpus 

Nela, existem alguns tipos, e essa variação pode resultar na diversificação dos sintomas e efeitos no paciente. Conheça os principais.

 

  1. Lúpus eritematoso sistémico

Esse tipo de Lúpus, faz o acometimento dos órgãos internos danificando principalmente os rins, fazendo com que se torne mais grave e delicada. 

Apresentará mais sinais podendo afetar o céu da boca, podendo fazer com que o paciente sofra com a perda de dente, sendo necessário que passe a frequentar a clínica odontológica implante dentario.

 

  1.  Lúpus cutâneo

Envolve a pele, podendo causar feridas e se intensificar após a exposição ao sol, sendo evitada com o uso do protetor solar. 

Principais sintomas

Pacientes que têm lesões na pele, avermelhadas em áreas expostas ao sol, fazendo com que ela seja um dos órgãos mais acometidos. Assim como articulações, mucosas e algumas membranas.

Diagnóstico

Existem fatores genéticos, clínicos e exames complementares. É necessário fazer uma avaliação com um profissional.

Ao perceber os sintomas, vá ao reumatologista, o diagnóstico irá depender do tipo de lúpus que se manifestou no paciente.

Quais os órgãos mais frequentemente acometidos?

Muitas das vezes, os pacientes têm acometimento das pleuras ou pericárdios, que são membranas que recobrem o coração e o pulmão, fazendo com que a pessoa possa apresentar dor torácica ao respirar.

Pode atingir o sistema hematológico, fazendo com que o paciente tenha anemia, glóbulos brancos reduzidos e plaquetas baixas.

Os dois órgãos mais graves seriam o rim e o sistema nervoso central, causando quadros psicóticos como, convulsões, derrames, tornando se manifestações graves. 

Lúpus e queda de cabelo

Quando essa lesão acomete o couro cabeludo pode fazer uma destruição permanente da raiz do cabelo.

Fazendo com que a pessoa possa ter a perda permanente dos fios de cabelo naquela região, mas, às vezes quando o diagnóstico é feito no início pode ser que o fio cresça novamente.

Nas situações que são mais intensas e de longo período, o caso é irreversível não sendo possível o crescimento dos fios.

Como essa doença pode afetar a saúde bucal?

A boca é uma porta de entrada para o organismo, por algumas vezes, os pacientes vão até ao dentista 24 horas, se queixando de algumas situações e não sabem que podem estar associadas ao lúpus, onde o dentista fará o encaminhamento para um tratamento maior.

Essa doença começa a se manifestar na cavidade oral, através de erosões, gengivite descamativa, gengivite erosiva, cáries e úlceras.

O lúpus sistêmico não acomete com grandeza a cavidade oral, mas quando acontece, atinge as partes moles, mucosa labial e o palato, localizado na região do céu da boca.

  1. Gengivites

As gengivites estão associadas a processos imunológicos, é necessário ter um cuidado especial e idas regulares ao consultório odontológico 24 horas.

Caso o  paciente não cuide da gengivite, poderá ter uma proliferação de bactérias, que pode até levar à perda dos dentes. 

Isso acontece porque a gengiva faz uma barreira e protege os dentes de ações bacterianas. Dependendo da situação, se ocorrer a ausência dele, será necessário o tratamento de um especialista em implantodontia, para inserir um novo dente.

A transmissão dela pode ser feita pela boca?

A enfermidade não pode ser transmitida pela boca porque ela acontece por uma série de processos internos do organismo, envolvendo o sistema imunológico do ser humano, não sendo transmissível. 

O que fazer para impedir novos surtos?

O uso de protetores solares, e sempre repassar o produto algumas vezes ao dia se for ficar exposto ao sol.

Esses pacientes, possuem doenças aterosclerótica mais precoces do que a população, que seriam placas de colesterol nos vasos sanguíneo podendo causar um infarto, derrame, então é importante tomar medidas preventivas, como:  

 

  • Uso excessivo de cigarro;
  • Alto consumo de bebidas alcoólicas;
  • Realização contínua de atividades físicas;
  • Dieta saudável, evitando alto índice de gordura;
  • Fazer a ingestão de ômega três.

Essas recomendações são essenciais para todas as pessoas de uma forma geral, mas devem ser enfatizadas para portadores de lúpus.

Fatores de riscos

A luz ultravioleta é um fator de risco porque pode ativar a doença principalmente na pele, deixando as lesões mais evidentes na região do rosto onde o sol atinge diretamente, causando um efeito “borboleta”. As infecções também são fatores graves.

Alguns hormônios peculiares à mulher, como progesterona, referente a ovulação e prolactina, que estimulam a produção de leite, são razões que favorecem que a doença aconteça no grupo de mulheres.

O lúpus não diminui a fertilidade, mas é necessário que a gravidez tenha uma participação especial do profissional, juntamente ao planejamento.

Tratamentos

O médico reumatologista irá orientar o seu paciente de qual é o seu diagnóstico e como a doença irá evoluir, avisado que poderá passar por períodos de inflamação.  

  1. Medicamentos

Após a avaliação do profissional, possivelmente fará com que a manifestação mais grave seja reduzida, fazendo a utilização da hidroxicloroquina.

A utilização deste medicamento resultará em que o paciente se livre das feridas e dores que a doença possa oferecer, controlando a inflamação.

Mas quando os sintomas estão presentes de forma mais grave, é necessário a administração de imunossupressores por vias intravenosas.

Veja também: SnapTik – Baixar vídeos do tiktok

  1. Imunossupressores

Esses medicamentos são utilizados para controlar a alteração autoimune que ocorre no Lúpus, principalmente quando a doença causa inflamação de órgãos vitais ou quando a inflamação persistente da pele e de articulações.

Os imunossupressores possuem mecanismos de ação causando uma eficácia no controle dos sintomas. Por isso, deve ser prescrito por um médico com experiência.

  1. Alimentação

Uma forma de melhorar o tratamento, é diminuir o consumo de alimentos que são ricos em açúcar.

Ao fazer o uso consciente de comidas com essa composição, além de ajudar no tratamento em si, será eficiente para as doenças bucais que os lupus desencadearam, assim como a gengivite.

Caso faça utilização de próteses, faça o acompanhamento contínuo com o dentista especialista em protese, se elas estiverem mal cuidadas, podem suceder novas doenças pelo fator da baixa imunidade.

É importante manter uma dieta saudável, para que o corpo fique resistente.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.