Se você está buscando alavancar a sua carreira, um curso online pode ser o primeiro passo para uma nova fase profissional. São muitos motivos que fazem do ensino pela internet  uma excelente possibilidade para dar voos ainda maiores na carreira.

Com a pandemia, a busca por cursos remotos teve um crescimento ainda maior do que já vinha acontecendo. E isso serve para qualquer nível da educação, como no ensino básico, em cursos livres, em formações profissionais e no ensino superior, com a popularização do EAD em graduações e especializações.

Estar seguro para não ser infectado pelo coronavírus é um dos fatores de crescimento, mas antes disso os cursos online já traziam diversos benefícios para o público. Estudantes da escola, universitários e, principalmente, profissionais já puderam aproveitar a praticidade de fazer aulas totalmente virtuais.

Sabendo disso, organizamos neste texto 8 motivos para você descobrir como um curso online pode abrir novas e importantes portas profissionais para a sua carreira. Confira a seguir!

Novas habilidades

Novos conhecimentos são sempre muito importantes para quem quer traçar novos rumos profissionalmente. É fundamental não parar no tempo e achar que, depois de conseguir um diploma ou um emprego estável, não é mais necessário aprender coisas novas na vida. Continuar estudando sempre trará benefícios na carreira e na vida pessoal, e os cursos online são formas práticas para fazer isso.

Veja também os tópicos a seguir com motivos importantes para aprender novas habilidades.

Novas tendências

Com aulas online, você poderá aprender novas tendências do mercado e desenvolver habilidades que estão em alta. Por exemplo, hoje em dia, profissionais que conhecem as linguagens de programação estão com uma demanda enorme no mercado de trabalho, devido ao número inferior de programadores e desenvolvedores em relação à alta procura das empresas por profissionais capacitados na área.

Exigências do mercado de trabalho

Cursos online também são ótimas formas para desenvolver habilidades exigidas pelo mercado. A principal delas são as línguas estrangeiras, especialmente inglês e espanhol. De forma prática e dinâmica, aprender pela internet pode deixar o seu perfil profissional pronto para novos saltos na carreira.

Mudança de ares

Muita gente não se vê seguindo na profissão atual para o resto da vida. Segundo uma pesquisa realizada em 2020 pelo aplicativo Survey Monkey, 9 em cada 10 brasileiros estão infelizes no trabalho. Essa insatisfação com a carreira pode ser revertida virtualmente, e cursos online podem ser boas soluções para novos ares profissionais.

Hoje em dia, o ensino a distância tem se tornado muito popular mesmo por quem quer fazer uma nova graduação ou fazer uma pós-graduação procurando novas especialidades na carreira. Recomeçar também pode significar alavancar a carreira.

Atualização de conhecimentos

Você se formou na faculdade e acha que está tudo bem, que não precisa de mais nenhum conhecimento na sua área de atuação. Se está pensando assim, saiba que isso é errado e pode significar estagnação e frustração profissional. Os campos do conhecimento são dinâmicos e variam sempre que novas ideias surgem.

Por isso, é muito importante buscar atualização de conhecimentos na sua área de atuação. Você pode aprender pela internet assuntos novos que são de seu interesse e que vão desenvolver uma nova visão da sua profissão.

Currículo ainda melhor

Caso você esteja buscando novas habilidades para incrementar o seu currículo, os cursos online podem fazer você incluir novos certificados e competências no seu resumo profissional. Como já citamos nesse texto, se você precisa da língua inglesa, aulas online podem te ajudar. Outro exemplo é se você quer dizer que sabe programar em Python no seu currículo, você pode aprender na internet. São diversas possibilidades que podem ser importantes na hora de se candidatar para uma vaga que você se interessa.

Conciliação com outras atividades

Às vezes, o principal fator que trava o desenvolvimento de um profissional é a falta de tempo para realizar outras atividades. A correria do dia a dia pode dificultar a conciliação das obrigações do emprego com estudos e outras formas de progressão da carreira. Pela praticidade de um curso online, fica mais fácil combinar o dia a dia do trabalho e de outras atividades com novos conhecimentos.

Novos contatos profissionais

Networking é sempre importante no mundo profissional. Então se você está fazendo um curso online sobre o assunto, haverá colegas junto com você com interesses semelhantes na carreira. Isso poderá trazer contatos que são sempre fundamentais na continuidade da carreira.