A decoração de empresas tem sido muito buscada, isso se deve ao fato de a decoração contribuir para o clima organizacional.
O clima organizacional não é apenas uma impressão a ser passada aos clientes, essa sensação deve ser transmitida também aos colaboradores. Ambientes que estimulam a produtividade e bem-estar tendem a contribuir para a satisfação pessoal e profissional dos colaboradores.
Além do mais, a decoração adequada possibilita economizar espaço, dando a impressão de uma sala mais ampla e aconchegante.

Dicas de decoração para empresas

Confira abaixo as melhores dicas para decoração de empresas.

1 – Estude a empresa

Antes de qualquer coisa, tenha bem definido os valores da empresa e o posicionamento que ela passa ao mercado e aos colaboradores.

Como você quer que os clientes e funcionários se sintam dentro da companhia? Como o ambiente pode contribuir no dia-a-dia organizacional?

2 – Defina a paleta de cores

Com as informações do tópico anterior definidas, o próximo passo consiste em definir as cores que serão utilizadas na decoração.
As cores são capazes de proporcionar sentimentos e sensações para o subconsciente, leve isso em consideração para definir a paleta de cores.
Vale combinar as cores proeminentes do seu segmento com as sensações que deseja transmitir.
Defina até três cores principais que serão responsáveis pela personalidade da companhia, defina também os tons complementares que serão utilizados pontualmente.

3 – Escolha os materiais e o estilo

Esse é o momento de definir o acabamento, texturas e estilos. Uma clínica estética, por exemplo, pode utilizar acabamento em madeira para dar uma sensação de elegância.
Já uma loja de baterias automotivas pode utilizar fibras sintéticas para proporcionar um ar sofisticado. Além disso, superfícies transparentes como o vidro e o acrílico proporcionam uma sensação de limpeza.
Essas superfícies não demandam de materiais de limpeza sofisticados, pode ser usado apenas um pano úmido e um desengordurante.

4 – Mobília

Definir a mobília é outro passo muito importante, usará móveis planejados? Qual tipo de cadeira escolher? As mesas ocuparão muito espaço?
A ergonomia tem de ser levada em consideração, assim como o conforto do colaborador.
Cada departamento terá suas próprias necessidades, o que contribui para inclusão ou exclusão de móveis e utensílios nesses setores.

5 – Plantas

As plantas ajudam a deixar o ambiente mais leve e natural.
Plantas e aquários são ótimos elementos de fácil manutenção que podem ser utilizados nas empresas, além de elevarem o visual do ambiente.

6 – Iluminação

Antes de escolher qual sistema de luz irá utilizar, pense qual efeito visual deseja criar, e o conforto que esse efeito proporciona.
As luzes amarelas aprimoram o aconchego do ambiente, porém desfavorece a leitura. As luzes brancas facilitam a concentração e a leitura, porém passam a sensação de frieza.
Ressaltamos novamente que a produtividade e o conforto devem ser estimulados através da decoração, sem deixar de lado o bem-estar e a qualidade de vida dos colaboradores.

7 – Acabamento

O acabamento é fundamental para que nenhum detalhe atrapalhe a decoração dos escritórios da empresa.
Organizar os fios e cabos ajuda e muito na imagem organizacional.
Inspecionar o acabamento das cortinas e papéis de parede também é uma tarefa muito importante, para garantir que nenhum efeito estético indesejado seja aparente.

8 – Mãos à obra

Lembre-se de aperfeiçoar o espaço ao máximo para contribuir na rotina de quem utiliza o espaço. Estampar o mobiliário também é válido, caso opte em não comprar novas peças.
Escolher cortinas e persianas não é uma tarefa fácil, devido à imensa variedade dessas peças.
Não se esqueça da decoração do banheiro, esse espaço muitas vezes é negligenciado pelos decoradores, utilize um aromatizante natural para contribuir na sensação de limpeza.

9 – Organização

A organização é fundamental e caso não seja bem pensada pode atrapalhar toda a decoração. Evite deixar o ambiente visualmente poluído ou bagunçado.
Com relação à estação de trabalho, quando menos objetos melhor, faça com que a produtividade seja estimulada.
A organização muitas vezes é postergada por ser algo chato de se executar, porém o tempo gasto para deixar tudo em ordem será revertido em produtividade no dia a dia de todos.

10 – Toque pessoal

Dê seu toque pessoal para deixar sua marca no ambiente, afinal, a sua empresa só existe por causa do seu esforço e dedicação.

Dicas bônus

As dicas bônus não são aplicáveis a todos os tipos de empresas, confira a viabilidade e necessidade da sua empresa.

1 – Quadro de recados

Um quadro de recados é importante para que nenhum colaborador deixe uma tarefa atrasada, além de se manterem informados sobre os avisos da empresa.
O quadro de recados e tarefas pode ser constituído de diversos materiais, cortiça, lousa, notas adesivas, pranchetas ou grades metálicas.

2 – Biombos

Toda empresa tem um cantinho que é mais bagunçado, utilizar um biombo para esconder essa parte da sala é uma ótima alternativa.
O biombo pode ser discreto ou extravagante, você ainda pode enfeitá-lo para desviar a atenção do motivo de ele estar ali.

3 – Livros

Os livros dão um toque fino na decoração, sendo sutil e ao mesmo tempo elegante. Além do mais, você pode disponibilizá-los para os seus funcionários.

4 – Lixeiras

Contar com uma lixeira por perto vai fazer com que a economia de tempo em longo prazo seja favorecida, ampliando a produtividade e mantendo a estação de trabalho sempre limpa.

5 – Decorações sazonais

Caso sua empresa faça uso de decoração sazonal como Natal e Festa junina, pense de imediato como e onde fará essa decoração. Deixando esses espaços já preparados para receberem a decoração sazonal escolhida.

Conclusão

Esperamos que você tenha gostado das dicas de decoração para empresas, elas são apenas um “norte” para que você não fique perdido na hora de planejar a decoração da sua empresa.
O que achou dessas dicas de decoração para empresas? Gostou das sugestões? Compartilhe esse artigo nas suas redes sociais e ajude outras pessoas.