O mercado imobiliário é repleto de oportunidades de investimentos, e para fazer bons negócios no mercado não é preciso apostar na estratégia de aquisição de imóveis para alugar, mas sim numa opção de modalidades de investimentos existentes. Alguns dos investimentos mais comuns nessa área é a compra para revenda, a compra para arrendamento de longa ou curta duração e as unidades de participação ou crowdfunding.

Os investimentos imobiliários são bastante como qualquer outro investimento, o qual ocorre a aplicação de um recurso financeiro em algum ativo, com expectativa de um retorno de valor maior daquilo que se foi investido.

Fazer um investimento imobiliário requer alguns benefícios entre eles são; a segurança, visto que se trata de um bem tangível, sendo o setor com maior estabilidade do ponto de vista histórico, ao contrário das ações, a pessoa que decide investir não vai perder dinheiro, e até mesmo em casos de crises é um dos setores que mais possui destaque, por exemplo, na pandemia. A rentabilidade é também outro benefício, já que imóveis podem ser muito lucrativos e caso a região do imóvel valorizar após a compra o retorno pode ser maior que o esperado. Além do que o aluguer é uma fonte de renda fixa. A flexibilidade de poder escolher a categoria de imóvel que deseja comprar é um dos outros benefícios. Pode-se escolher entre o residencial ou comercial, além da grande diversidade de tipologias no residencial. E por último dentre os benefícios se encontra a demanda, a qual alta demanda do mercado é mais uma característica vantajosa para o mercado, dado que as pessoas precisam ter onde morar, o que significa que a procura por imóveis é sempre alta, não importando o tamanho da crise.

Visto que já se sabe os benefícios para um investimento imobiliário a seguir estão as 4 formas de investir:

  • Unidades de Participação ou Crowdfunding

Investir numa unidade de participação é comprar uma pequena parte de um fundo de uma empresa ou de uma Sociedade de Investimento e Gestão Imobiliária (SIGI). Esta solução é viável para investidores que possuem pouco dinheiro para investir no mercado imobiliário, ou para aqueles que começam ou até para quem gosta de diversificar o seu portfolio. Com essa solução o imóvel não é investido diretamente pelo investidor e sim o investidor investe numa carteira de imóveis que fazem parte de uma entidade terceira.

  • Compra para Revenda

Esta forma de investir é quando o investidor compra um imóvel, como este apartamento em Tavira, o reabilita e posteriormente vende a propriedade, habitando no imóvel por um espaço de tempo reduzido. Muitos investidores particulares são quem escolhem este investimento. Para isso é importante prestar atenção ao preço de aquisição, já que grande parte do orçamento vai ser usado para remodelar o imóvel, como pode aproveitar para fazer nesta moradia. É importante também perceber que nem sempre a compra para revenda é precisamente uma compra com uma reforma.

  • Compra para Arrendamento Tradicional

A forma mais clássica de um investimento é a compra de um arrendamento tradicional, é quando o investidor compra um imóvel, como por exemplo este apartamento em Lisboa, e arrenda para um inquilino e dessa forma obtém um retorno mensal garantido. Este investimento é um retorno de longo prazo, com isso não existe preocupação tão significativa com o valor da compra do imóvel, diferente da compra e revenda, que é de curto prazo. Veja, por exemplo, este apartamento com 4 quartos em Santarém.

  • Compra para Alojamento Local

Diferente da compra de arrendamento tradicional, a compra para alojamento local é para o arrendamento de curto prazo. Em questões financeiras, a rentabilidade do arrendamento de alojamento local é superior ao tradicional, dado que o valor diário por permanência no imóvel é maior. Outro fator que influencia no preço é a localização, o qual um imóvel localizado numa zona atrativa poderá obter o dobro dos ganhos, do que um imóvel que se encontra a arrendar com um longo período no mesmo local.

Dê uma vista de olhos a esta vivenda com 4 quartos em Vila Real, a um preço maravilhoso, que poderá vir a tornar-se a casa do seu próximo negócio.

Contudo, podem-se encontrar imóveis para arrendar com a Hipoges e imóveis para comprar e investir. Não perca essa oportunidade de encontrar o melhor para si.