O Google Sites é uma ótima maneira de criar um site e está disponível para professores gratuitamente. Veja como usar melhor o recurso.

O Google Sites é uma ferramenta de criação e publicação de sites gratuita e fácil de usar, ideal para professores e alunos. 

O design intuitivo e o processo de construção tornam-no acessível a novatos e aficionados por tecnologia. Crie um site básico, para um clube ou projeto escolar, ou torne-se complexo e crie um site ou mesmo um portal completo para a escola – o Sites é flexível o suficiente para oferecer profundidade, se necessário.

Construído na plataforma do Google, qualquer pessoa que tenha usado o Google Docs reconhecerá o layout. Este programa usa modelos e um estilo de interação de arrastar e soltar para a construção rápida e fácil de um site.

Então, o Google Sites é para você? Continue lendo para descobrir como usar o Google Sites e para obter as melhores dicas e truques do Sites para aproveitar ao máximo a plataforma.

Como funciona o Google Sites?

O Google Sites é baseado na web, portanto, pode ser acessado da maioria dos dispositivos usando um navegador da web. Embora funcione em um celular ou tablet, provavelmente é preferível usar um laptop ou computador desktop com uma tela grande e mouse para ajudar a tornar o processo de trabalho mais fácil. 

Ao abrir o Google Sites, você poderá começar do zero, selecionando o ícone “+”, ou pode escolher um dos muitos modelos na “galeria de modelos”, localizada na parte superior da página.

Dê um título à página na parte superior e decida seu layout ou reorganize-o se estiver usando um modelo que deseja alterar. Isso é feito simplesmente arrastando e soltando as caixas onde deseja cada uma. Pode ficar complicado se houver muito movimento, por isso é recomendável manter as coisas o mais simples possível ou seguir um modelo original.

Preencha informações como o título e o texto de introdução. Em seguida, você pode fazer upload de imagens para usar, seja de seu computador, do Google Drive ou da web – para citar algumas opções. 

Se você quiser adicionar páginas extras, selecione a guia “Páginas” à direita e o ícone “+” na parte inferior da barra lateral. Aqui você pode adicionar uma nova página, que terá o mesmo layout básico da página inicial, ou pode adicionar um link.

Temas é outra guia à direita que permite que você altere a aparência do seu site com opções para diversos tipos de fontes, cores e estilos. A maioria permite que você varie todas essas coisas de uma vez com uma única seleção do estilo abrangente. 

Como publicar um site Google

Quando estiver satisfeito com o layout e o conteúdo do site, é hora de publicar. Basta navegar para o canto superior direito e selecionar o ícone “Publicar”. Aqui, você terá a oportunidade de inserir o endereço da web que deseja usar.

Esta opção básica fará com que seu site siga o endereço
“http://sites.google.com/view/enternameaqui.” Que é longo. A outra opção é selecionar a opção URL personalizada, que permitirá que você adicione um domínio específico, mas será necessário comprar esse nome de domínio primeiro usando outro site como Google Domains , GoDaddy ou InMotion , para citar apenas alguns .

Você pode então selecionar guias como “Analytics” à esquerda para ver como seu site está se saindo em termos de visitantes. Você pode ativar isso selecionando o botão de alternância ao lado de “Ativar análise”. Um recurso útil se você deseja aumentar o tráfego do seu site. 

No entanto, isso pode não ser uma grande preocupação ao usar isso em sala de aula. Aqui estão algumas das melhores dicas e truques para usar o Google Sites em sala de aula.

Use o Google Sites como um ponto de recurso

Uma forma de oferecer recursos aos alunos, que estão espalhados ao longo do ano, é colocar tudo em um site. Isso o torna não apenas acessível, mas também o mantém organizado para o professor e os alunos. Também pode ser um recurso que pode ser reutilizado, ou editado para reutilização, por anos diferentes. 

É fácil de editar, permitindo que os professores integrem itens como questionários que levam a outros sites, tudo dentro da página. Ele também pode ser bem integrado ao Google Sala de aula , tornando-o ideal para escolas que já usam o G Suite for Education.

Isso pode ser feito criando páginas e subpáginas que apresentam conteúdo de forma organizada.

Use o site do Google para aprendizado de procedimentos

Uma ótima maneira de fornecer orientações aos alunos e funcionários é por meio do Sites. Isso permite que os professores carreguem informações de procedimentos de forma clara e acessível, mas também torna muito fácil manter-se atualizado conforme novas alterações acontecem.

Durante a pandemia, por exemplo, usar o Sites é uma maneira perfeita de definir procedimentos de aprendizagem em casa e à distância. A capacidade de atualizar conforme as mudanças acontecem é um recurso realmente valioso aqui.

Peça aos alunos que criem sites

Envolva essas habilidades de alto nível fazendo com que os alunos usem o Google Sites como uma forma de aprender como construir um site e, ao mesmo tempo, criar algo funcional.

Por exemplo, você pode fazer com que os sócios criem um site para o clube que funciona como uma página de recursos, mas também pode ser atualizado com informações sobre os últimos acontecimentos na comunidade.

Os alunos também podem usar o Sites como uma forma de apresentar um projeto. Definir uma tarefa que envolve o layout das informações necessárias em um site pode ajudar a criar camadas de aprendizado e estimular o desenvolvimento de habilidades úteis, como resolução de problemas e comunicação.

Torne o site Google interativo

Para criar um site verdadeiramente útil com interatividade, você pode incorporar código ou URLs de outros recursos. Por exemplo, é possível adicionar um Padlet a um site.

Isso permite que os alunos comentem o trabalho uns dos outros sem precisar ser um colaborador do próprio site. Também pode encorajar a colaboração.