Erra quem acha desnecessário aumentar a produtividade de um negócio. Se você tem um empreendimento, é preciso mudar essa percepção. Há sempre oportunidades de melhorias. Além disso, é preciso olhar os concorrentes. Eles estão sempre a pensar em alguma novidade para atrair a atenção dos clientes.

Pensar em soluções para a produtividade do seu negócio é vital porque o mercado é muito dinâmico. Hoje, algo funciona muito bem para a sua empresa. Em poucos meses, esse mesmo processo pode se tornar ultrapassado.  Por outro lado, não fique preocupado em alterar tudo do dia para a noite.

Essa mudança na forma como você gerencia a sua empresa é um trabalho de longo prazo. É preciso entender ainda que todo empreendimento é como um ser em metamorfose. Quem fazia vendas pela internet 10 anos atrás, por exemplo, não repete os mesmos processos atualmente.

Independentemente da sua área, nesse artigo nós iremos demonstrar algumas dicas para que você saiba como aumentar a sua produtividade. 

1 – Melhore suas estratégias de vendas

A primeira coisa a se fazer é identificar se você tem um processo de vendas ou não. Pode parecer absurdo, mas muitas empresas vendem para os clientes como se fossem uma fonte infinita. Ou seja, basta eu oferecer meu produto ou serviço para que eles façam a compra. Nesse cenário, é preciso que você tenha ao menos uma seleção de estratégias de vendas. Afinal, não é garantido que todas funcionem perfeitamente.

O melhor a se fazer, de início, é anotar quais dos seus processos de vendas funcionam melhor. Você pode ainda estudar a concorrência e se inspirar em estratégias que eles usam para captar mais clientes.

2 – Tenha metas

Você só vai conseguir aumentar a produtividade para seu negócio se definir metas. Crie um planejamento, e nele indique que gostaria de vender X quantidade de produtos por mês. Apenas com essa definição de meta, você já vai ter a oportunidade de analisar o que pode ser feito para alcançá-la. 

Por outro lado, se você está muito abaixo da sua meta, é uma chance de verificar o que sua equipe tem feito de errado. Nesse momento, sua empresa tem uma brecha para organizar um novo planejamento, muito mais apurado. Com o tempo, e de acordo com as metas, ele pode ser otimizado para que seu empreendimento atinja os objetivos ainda mais rápido.

3 – Conheça seu cliente

Saber quem é o seu público-alvo é vital para a sua produtividade. Para que você entenda esse conceito, fique atento a como funciona um restaurante, por exemplo. Quando o estabelecimento atende um cliente que ele já conhece, o garçom nem perde tempo com o pedido. Já passa para a cozinha assim que o cliente entra no restaurante. Por sua vez, o cozinheiro já sabe exatamente o que fazer para finalizar um prato delicioso. Em poucos minutos, o cliente já pode saboreá-lo. 

Agora, imagine se o restaurante não conhecesse esse cliente. Tudo seria mais lento, desde o atendimento inicial até a finalização do prato. Portanto, conhecer o seu cliente é fundamental para aumentar a produtividade nas vendas.

Quando você o atende mais rápido, ele fica satisfeito, e o seu faturamento só cresce.

 

4 – Invista no atendimento

Como apontado na dica acima, investir no atendimento tem impacto direto na produtividade. Hoje, felizmente, para as pequenas empresas, já existem ferramentas específicas para agilizar esse processo. Uma delas é o CRM. Por meio desse software, sua empresa tem a oportunidade de realizar a integração com seus perfis nas redes sociais e aplicativos de mensagens.

Com isso, sempre que um cliente enviar uma mensagem via Facebook Messenger ou WhatsApp, por exemplo, todo esse conteúdo é enviado para uma caixa de entrada única. Dessa forma, sua equipe de atendimento pode responder a esses clientes diretamente do software CRM. Sem a necessidade de pular de um aplicativo para outro. Um atendimento muito mais rápido e dinâmico, para a satisfação de todos os clientes.

Essa ferramenta tem ainda uma vantagem adicional. Caso um lead envie mensagens pela primeira vez por meio das redes sociais ou aplicativos de mensagens, o software o cadastra automaticamente como um novo lead no sistema.

Nesse cadastro, você pode adicionar informações como:

  • Telefone, 
  • E-mail para contato, 
  • Analisar todos o histórico de interações dele com sua empresa. 

O que permite à sua empresa realizar uma prospecção com muito mais qualidade.

5 – Invista em marketing

Essa dica é especial para quem deseja aumentar a produtividade nas vendas. Sem marketing, é impossível crescer, sobretudo no mercado digital. Ao menos hoje, não é preciso realizar altos investimentos para ter sua marca exposta para o grande público. A publicidade nas redes sociais tem baixo custo, se comparado às mídias tradicionais, e tem excelente retorno de investimento.

Há também outras soluções, como investir no marketing de conteúdo por meio de um blog ou canal de Youtube, por exemplo. 

Portanto, como visto nesse artigo, há diversas maneiras para que você saiba como aumentar a sua produtividade. Basta você analisar em qual ponto da sua empresa é preciso investir mais e começar a aplicar essas estratégias hoje mesmo.